Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Marinha envia reboque para resgatar tripulantes de veleiro à deriva no Litoral Sul

Farol perdeu o contato com a embarcação durante a madrugada

Correio do povo

17 de Maio de 2010 - 10:09

Será enviado um navio reboque, até o início da tarde desta segunda-feira, para iniciar o resgate da tripulação de um veleiro que está à deriva no Litoral Sul desde domingo. O casal de argentinos, que teria perdido o leme, está a 70 milhas da costa, próximo ao farol do Albardão, no Chuí, segundo a Marinha.

A viagem de ida e volta dura em torno de um dia. Durante a noite de ontem e a madrugada desta segunda-feira, o farol perdeu o contato com a embarcação. Outro veleiro tentou buscar os dois, mas, por falta de visibilidade, não conseguiu realizar o trabalho. Além dos tripulantes, o reboque tentará restagatar também a embarcação.

No domingo, o Salvamar Sul do Comando do 5º Disrito Naval recebeu um fax da Marinha do Uruguai, informando que o veleiro teve problemas no leme e ficou à deriva. O barco estava só com as velas e o mar estava agitado, com ondas de três a quatro metros de altura, e o vento forte.

O veleiro Baby Sac estava se dirigindo a Rio Grande, para participar do Cruzeiro da Amizade, que se inicia nesta segunda-feira. Conforme o comodoro de Relações Públicas do Rio Grande Yatch Club, Carlos Augusto Vieira da Fonseca, o Baby Sac é um dos maiores veleiros que participam do Cruzeiro da Amizade. É um barco de 45 pés.

O evento está em sua terceira edição e deverá ter a participação de 33 veleiros, que saíram dia 8 do Club de Veleros San Isidro, província de Buenos Aires, na Argentina, e devem chegar hoje em Rio Grande, onde devem permanecer até o dia 25.