Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 30 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Mercadante diz que PSDB fez coisas boas, mas para poucos

Candidato usa estratégia da campanha de Dilma e usa a comparação entre os governos Lula e FHC para criticar tucanos

Último Segundo

19 de Agosto de 2010 - 15:05

O senador Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo paulista, repetiu a estratégia que tem sido usada pela presidenciável petista Dilma Rousseff, de comparar as gestões dos presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, para criticar os adversários do PSDB que administram o Estado de São Paulo há 16 anos.

Durante sabatina promovida nesta quinta feira pelo Grupo Estado, o candidato admitiu, sem entrar em detalhes, que os adversários tiveram acertos durante as gestões tucanas. Mas fez uma ressalva: “O PSDB fez coisas boas, mas para poucos”. No evento, disse que ele pode fazer mais e que os tucanos nunca fizeram um governo para a maioria.

Na sabatina, Mercadante fez críticas à gestão de FHC e disse que, durante o governo tucano, as denúncias foram varridas para debaixo do tapete. De acordo com o petista, o governo do PT aprendeu a conviver com as CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito). Mas em São Paulo, afirmou, mais de cem CPIs foram barradas na Assembléia Legislativa. “O governo do Estado não é investigado”, disse.

Ainda durante o evento, o senador fez críticas à situação da TV Cultura, emissora pública paulista e alvo de críticas dentro da própria cúpula tucana. A reformulação feita recentemente na emissora levou o secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, a dizer que “a TV Cultura é uma ficção”. Para o candidato petista, “a TV Cultura é um retrato do governo do PSDB”. Segundo ele, “a TV pública não pode ser aparelho de um partido”. Mesmo assim, Mercadante fez elogios à tradição da emissora. “Já foi responsável por programas de qualidade”, afirmou, citando a BBC de Londres como um bom exemplo de TV pública.

No final da sabatina, Mercadante foi questionado em relação ao uso do espaço no horário eleitoral gratuito. A parcela destinada aos candidatos a deputado está sendo usada pelo PT para pedir votos a Mercadante e fazer críticas ao governo tucano em São Paulo. O PT tem incentivado o voto em legenda e optou por não levar ao ar promessas de candidatos nas eleições proporcionais. “Isso é normal. Outros candidatos apareceram na propaganda também. As críticas ao governo são feitas pela própria bancada”, respondeu.