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Sidrolandia

Ministério Público faz campanha contra a corrupção

O combate à corrupção no meio político e público é o objetivo principal da campanha “Passado sujo não dá futuro. Vote limpo”.

Portal do Ministerio Público

22 de Setembro de 2010 - 15:30

O lançamento oficial da campanha, em nível nacional, será nos dias 23 e 24 de setembro, durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), em Salvador-BA, dentro de uma campanha maior de combate à corrupção -, "O que você tem a ver com a corrupção?" - lançada em 2008.

 

A “Passado sujo não dá futuro. Vote Limpo” é uma das táticas do CNPG e da coordenação nacional da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” para conscientizar adolescentes que votarão pela primeira vez. O Ministério Público Brasileiro dá dicas de como os eleitores podem avaliar os candidatos e estabelece canais diretos para a população denunciar crimes eleitorais. A deflagração dessa campanha foi acordada no 1º Encontro dos Co­ordenadores Estad­uais, realizado em Vitória-ES, em março de 2010.

 

O diálogo e a conscientização são os principais motes do Ministério Público na campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. O Ministério Público do Brasil busca estimular a participação da sociedade no combate à corrupção e a impunidade. Além disso, a campanha contra a corrupção atua com o público infanto-juvenil, incentivando a honestidade e a transparência dos jovens. Com isso, o Ministério Público Brasileiro espera criar uma consciência e uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor.

 

A campanha conta com diversos parceiros que acreditam na possibilidade de se criar uma cultura de valores morais e de solidariedade para com o próximo, educando as novas gerações para o exercício da cidadania.Os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra a corrupção, mas a sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante, exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle. Sendo assim, a campanha continuará em busca da consolidação de novas parcerias, visando ao alcance de seus objetivos e à divulgação de seus ideais, certa de que um futuro melhor poderá ser construído em nosso país.

 

“O que você tem a ver com a corrupção?” é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e deflagrada pelo Ministério Público Brasileiro. Para combater a corrupção, o Ministério Público estabelece parcerias com organizações públicas e privadas. A campanha ampliou sua atuação em todo o país, com procuradores e promotores de Justiça atuando na mobilização de empresários, ONGs e representantes de diversos setores da sociedade diversificando o alcance da ação.