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Sidrolandia

Nintendo, Sony e Microsoft lutam para conquistar usuários casuais

Controles pelos movimentos do corpo aumentam competição entre as empresas

Redação de noticia

18 de Junho de 2010 - 16:45

Os fabricantes de consoles de videogame mostraram na E3 Expo, a mais importante feira anual do setor, esta semana em Los Angeles, novos e avançados dispositivos que permitem controlar jogos com movimentos do corpo, intensificando a batalha para atrair uma nova geração de usuários casuais ao divertimento eletrônico.


Logo depois que a Microsoft anunciou o sistema Kinect, que opera com sensores que captam movimento de todo o corpo do usuário sem a ajuda de dispositivos, a Nintendo revelou, nesta terça-feira (15), uma nova versão do portátil DS, que roda jogos e filmes em 3D sem a necessidade de o usuário usar óculos especiais.

Já a Sony introduziu o Move, que como o popular Wii, da Nintendo, usa um controlador manual para simular de raquete de tênis a taco de beisebol. A companhia ainda prometeu para breve até 20 títulos em 3D para o PlayStation 3.

Os lançamentos e demonstrações do trio dos mais importantes fabricantes de consoles prepararam o terreno para uma batalha ferrenha pela conquista de jogadores que não fazem parte da base tradicional de usuários de jogos eletrônicos.

Analistas disseram que a Microsoft causou o maior impacto, com uma plataforma revolucionária que não precisa de ajuda de um controlador e tem a clara missão de conquistar os jogadores casuais. A manobra da Nintendo para acrescentar recursos 3D ao portátil DS ajudará a sustentar sua posição de mercado.

As três empresas dominam um mercado que movimenta R$ 107 bilhões anuais e estão intensificando a batalha no momento em que o setor começa a se recuperar de uma queda de dois anos.


Analistas dizem também que a Sony, antiga líder nos bens eletrônicos de consumo que ficou para trás depois que Nintendo disparou na liderança com o Wii, conta com um sistema potencialmente vencedor, o Move, mas que caberá ao mercado decidir.

O Move parece imitar o sistema de jogos introduzido pela Nintendo com o Wii, mas a Sony argumenta que a precisão de sua tecnologia, capaz de capturar cada movimento e mudança na ação do braço, e a capacidade de empregar combinações de botões continuarão a satisfazer os jogadores mais dedicados.

Jogos em nuvem prometem conquistar muitos usuários

Outra tecnologia inovadora demonstrada na E3 foram os jogos em nuvem, hospedados e processados em servidores remotos, sem que o jogador precise comprar e instalar um jogo em um aparelho doméstico.

O serviço de jogos em nuvem OnLive anunciou títulos que incluem o Assassin's Creed e Mass Effect 2 armazenados em servidores da Dell e jogados por meio de conexões de banda larga da operadora americana AT&T, em computadores e, no futuro, em televisores.

As vendas do setor nos Estados Unidos, hardware, software e acessórios, caíram mais de 10% de janeiro a abril deste ano, para R$ 8,4 bilhões, de acordo com o grupo de pesquisa NPD.

Mas as novas tecnologias devem estimular os gastos com videogames. A PriceWaterhouseCoopers estima alta anual média de 6,5% ao ano no mercado geral de videogames, excluído o hardware, para R$ 37 bilhões de dólares em 2014, ante R$ 27 bilhões de dólares em 2009.

A Nintendo demonstrou o 3DS na terça-feira (15). O aparelho conta com duas telas, uma delas sensível a toques, e três câmeras integradas, o que permite que a máquina registre fotos em 3D.

A empresa, que enfrentou desaceleração nas vendas do Wii, console líder do setor, por causa nos cortes de preços dos consoles rivais, não anunciou quando começarão as vendas ou revelou o preço de varejo, mas disse que o 3DS chegará às lojas antes de março de 2011.