Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Sidrolandia

No 1º vestibular depois de 8 anos, 10,8 mil tentam vaga na UFMS

Depois de oito anos, a UFMS voltou a adotar o vestibular como método para ingresso na instituição.

Correio do Estado

04 de Janeiro de 2018 - 08:17

A disputa do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) já é de 6,7 candidatos por vaga. De acordo com a instituição, havia 10.848 inscritos até ontem. Eles vão concorrer a 1.616 vagas disponibilizadas pelo processo seletivo.

O número pode aumentar, pois as inscrições se encerram apenas no próximo sábado. Medicina e Direito, cursos tradicionalmente mais disputados, estão entre os que têm vagas disponíveis.

Depois de oito anos, a UFMS voltou a adotar o vestibular como método para ingresso na instituição. No entanto, apenas pouco mais de 30% das vagas serão disponibilizadas para os concorrentes nesta prova. O restante (3.674) será oferecido por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). 

O vestibular deixou de ser a principal forma de ingresso na instituição desde 2010, quando o Ministério da Educação instituiu o Sisu como sistema de seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação.

Desde então, apenas era realizado vestibular pelos candidatos ao curso de Música da UFMS, que exige realização de prova para comprovação de habilidades específicas. O curso se manterá com 100% das vagas disponibilizadas pelo vestibular.

As inscrições podem ser  realizadas exclusivamente pela internet até o dia 7 de janeiro, no endereço eletrônico www.vestibular.ufms.br.