Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Papa diz que sem a verdade liberdade é causa de sofrimentos

A liberdade se aperfeiçoa quando o homem se abre para Deus, escuta sua voz e o obedece

EFE

07 de Julho de 2010 - 08:40

O papa Bento XVI disse hoje que a liberdade tem que andar junto da verdade, se separada desta destrói a harmonia interior e se transforma em causa de sofrimento e de luto".

Diante de milhares de fiéis, o papa fez as manifestações na audiência pública desta quarta-feira, a última antes das férias, que começa hoje, quando o papa transfere-se para sua residência de verão em Castelgandolfo, a 33 quilômetros ao sul de Roma.

O Pontífice afirmou que a história moderna ensina que a liberdade é autêntica e ajuda a construir uma civilização humana "só quando está reconciliada com a verdade".

A liberdade se aperfeiçoa quando o homem se abre para Deus, escuta sua voz e o obedece.

O papa Ratzinger dedicou a catequese da audiência à figura do beato franciscano Duns Scotto (1266-1308), que teve problemas com o poder civil vigente à época na França, ao negar-se a assinar um documento hostil ao papa Bonifacio VIII.

O Bispo de Roma assinalou que esse fato lembra que ao longo da história os fiéis encontrarão hostilidades e sofrerão perseguições por causa de sua fidelidade e devoção a Cristo, à Igreja e ao papa.

"Olhamos com admiração a todos esses cristãos que nos ensinam a custodiar como um bem precioso a fé em Cristo e a comunhão com o Sucessor de Pedro e com a Igreja Universal", destacou o papa.

Antes da audiência, Bento XVI abençoou uma nova estátua na parte posterior da Basílica de São Pedro. No Vaticano, há mais de 150 esculturas