Sidrolandia
Pesca será liberada no fim de semana em Parque de Dourados
A orientação dos pescadores mais experientes é o uso de molinete, já que o lago é bastante extenso, mas é raso nas margens
PrefeituraDourados
27 de Abril de 2010 - 13:57
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, vai abrir a pescaria no lago do Parque Antenor Martins no sábado e domingo. A abertura no sábado será para comemorar o Dia do Trabalhador (1° de Maio) e no dia seguinte por ser o primeiro domingo do mês, quando a pesca é liberada no local.
Para a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, a liberação da pesca é uma oportunidade para os pescadores amadores da cidade capturarem as diversas espécies que ainda estão no lago após a Festa do Peixe realizada nos últimos anos.
Segundo o gerente de Núcleo de Projetos e Eventos da secretaria, Edevaldo Sétimo Corolo, no lago ainda existem peixes da primeira festa, realizada em 2004. É um desafio para os pescadores tentar capturar esses peixes que passam de oito quilos, disse. Só na 7ª edição da Festa do Peixe, realizada no início de abril, a prefeitura colocou no lago dois mil quilos de peixe, sendo que foram capturados apenas 400 quilos.
A orientação dos pescadores mais experientes é o uso de molinete, já que o lago é bastante extenso, mas é raso nas margens. O molinete permite jogar a isca com anzol mais próxima ao meio do lago, onde estão os maiores peixes. As iscas mais indicadas são carne bovina e as tradicionais bolinhas de trigo.
Idosos
Segundo Edevaldo Corolo, os idosos também têm um dia especial para eles no lago do parque. A pesca é liberada para as pessoas da terceira idade na terça-feira da primeira e terceira semanas de cada mês. Para pescar no local, os idosos precisam fazer o cadastro no Centro de Convivência do Idoso, pois dispõem de equipes especializadas para acompanhar essas pessoas até o parque.
O Parque Antenor Martins é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local tem atraído vários freqüentadores. Além da pesca, que é liberada uma vez por mês, os visitantes dispõem também de pista de caminhada, áreas de lazer, parques infantis e campos para práticas esportivas.