Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

PF recupera 12 computadores dos 39 furtados da UFMS de Corumbá

A Polícia Federal de Corumbá já recuperou 12 dos 39 computadores que foram furtados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal.

Redação de noticia

17 de Maio de 2010 - 09:58

Segundo a PF, seis pessoas foram detidas em flagrante por receptação qualificada. As máquinas estavam em um depósito para venda clandestina. A polícia mantém os nomes dos suspeitos em sigilo.

O furto das máquinas só foi no notado no dia 06 de maio, quando a direção do campus realizava mapeamento do material, que seria entregue para instalação.

A perícia feita pela Polícia Civil demonstrou que não houve nenhum arrombamento. Os computadores estavam armazenados juntamente com outros materiais que seriam usados pelos alunos e professores do curso de Análise de Sistema da Informação, como mesas, armários, cadeiras e monitores, no salão do antigo Restaurante Universitário (RU).

Entre os dias 04 de fevereiro e 05 de março, o Campus do Pantanal recebeu 92 computadores – das marcas Positivo e HP – que seriam destinados para os professores e laboratório do curso de Análise de Sistema de Informação. O boletim de ocorrência do furto foi registrado no dia 07 de maio, onde constam as numerações dos eletrônicos levados e após a presença do técnico perito, o caso foi encaminhado para a Polícia Federal – a Universidade é um órgão do Governo Federal.

Receptação

A polícia Federal adverte que eventuais moradores de Corumbá e Ladário, que tenham adquirido recentemente computadores com baixo valor, e tenha plaquetas de identificação da UFMS, ou sinais de retiradas de tais plaquetas, que façam a entrega voluntária da máquina na Delegacia de Polícia Federal, localizada na Praça da República, nº 51, centro, para a confrontação com o lote furtado da universidade pública federal.

Comprar ou esconder produto de furto pode caracterizar crime de receptação qualificada, com pena de 2 a 8 anos de prisão, além de multa. A PF ressalta que a entrega voluntária descaracteriza a prisão em flagrante delito. Quem possui informações sobre o destino dos computadores furtados da UFMS podem passá-las à Polícia Federal no telefone (67) 3234-7800.