Sidrolandia
Prazo para tirar ou transferir o título termina amanhã
A Justiça Eleitoral lembra que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos
Assomasul
04 de Maio de 2010 - 17:07
O prazo para tirar ou transferir o título eleitoral termina nesta quarta-feira. Na reta final, os cartórios eleitorais do país ampliaram o horário de atendimento ao público em duas horas. Em São Paulo, os cartórios estarão funcionando das 9 às 18h.
A mudança tem o objetivo de facilitar a vida do eleitor que precisa tirar ou transferir o domicílio de seu título.
A Justiça Eleitoral lembra que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos.
O voto é facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Quem completar 16 anos até 3 de outubro poderá votar nas eleições deste ano --que elegerão presidente, governadores, deputados estaduais, federais, distritais e senadores.
Para tirar o título é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar --no caso de homens com idade entre 18 e 45 anos.
No caso de transferência, o eleitor levar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
Em São Paulo, o eleitor pode obter o endereço dos cartórios eleitorais no site do TRE-SP: www.tre-sp.jus.br. Também há um telefone para tirar dúvidas: 148 (ligação local para todo o Estado) ou (00/xx/11) 2858-2100 (ligações da capital).