Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 27 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Prefeita de Itaquiraí pede ajuda para brasiguaios

A prefeita foi levada até o ministro pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS)

Conjuntura On-line

06 de Maio de 2010 - 10:35

A prefeita de Itaquira Sandra Cassone (PT), foi ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, expor o problema que seu município vive diante do acampamento de famílais de brasiguaios.

São aproximadamente 2 mil brasiguaios que foram expulsos do Paraguai e estão vivendo em situação precária, sem água,luz, alimentos e as mínimas condições de higiene, em barracas de lona montadas à margem da rodovia BR 163.

A prefeita foi levada até o ministro pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS).

"A situação é desesperadora", alerta a prefeita. "Essas pessoas eram donas das terras onde produziam no Paraguai. Muitas delas adquiriram a propriedade há mais de 30 anos.

Lá elas constituíram família, ergueram casas, compraram carros e até máquinas agrícolas.

De uma hora para outra, sem a menor explicação, os brasileiros tiveram que deixar tudo para trás, pressionados por camponeses paraguaios armados que os ameaçam de morte.

Hoje eles estão acampados à beira da estrada e a prefeitura não tem a menor condição de atendê-los com infraestrutura e serviços como saúde, segurança e educação. Ainda bem que, até agora, não aconteceu nada de mais grave no acampamento", disse Sandra
Cassone.

Delcídio, que articulou o encontro acredita que é necessário agir em duasfrentes. "Primeiro é a situação emergencial. Conseguir do governo, alimentos, remédios, roupas e materiais para construir abrigos para essas pessoas.

Ao mesmo tempo estamos levando o caso ao Ministério das Relações Exteriores, ao qual vamos pedir uma ação junto ao governo paraguaio para que, primeiro, tenhamos uma explicação sobre o que está acontecendo, e , segundo, que cesse a pressão sobre os agricultores brasileiros, que trabalham duro e de maneira honesta para criar seus filhos e ajudar o país vizinho a se desenvolver", disse o senador.

Guilherme Cassel prometeu ajuda do Desenvolvimento Agrário mas, diante damagnitude do problema, sugeriu que o senador e a prefeita busquem tambémoutros ministérios, como o da Saúde, em busca de recursos. "Já estamos providenciando isso", afirmou Delcídio.

"Solicitei uma reunião com a Casa Civil da Presidência da República, que é capaz de montar uma verdadeira força tarefa do governo federal para socorrer os brasiguaios e Itaquiraí", revelou o senador. A reunião deve acontecer nos próximos dias. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, participou da reunião.