Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Prefeitura e Defesa Civil ajudam Dourados após vendaval

O prefeito Ari Artuzi percorreu os bairros atingidos pelo temporal e determinou medidas urgentes para atender os moradores

Assessoria

27 de Abril de 2010 - 14:02

A Prefeitura de Dourados e a Defesa Civil do município atenderam as famílias atingidas nesta segunda-feira (26) pelo vendaval que afetou pelo menos 15 bairros da cidade, na região do Parque de Exposições até o Parque Alvorada - no sentido leste/oeste, por volta das 11h45.

Pelo menos dez famílias tiveram suas casas interditadas devido ao comprometimento da estrutura e foram encaminhadas para casas de familiares ou vizinhos. Uma família foi levada para a Casa da Acolhida, entidade mantida pela prefeitura.

O prefeito Ari Artuzi percorreu os bairros atingidos pelo temporal e determinou medidas urgentes para atender os moradores.

Casas destelhadas, muros e carros atingidos por árvores derrubadas e rede elétrica comprometida foram alguns dos rastros deixados pelo forte vento que, segundo as estações meteorológicas da Embrapa e de Campo Grande, alcançaram uma velocidade de 50 km a 60 km/hora.

“Acredito que a velocidade foi muito maior do que a apontada pelas estações.

Concluo isso diante do cenário que tenho encontrado nos bairros por onde estamos passando. Vamos fazer os cálculos. Acho que alcançou mais de 100 km/hora”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do município, Vicente Chencareck.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Dourados já sofreu, neste ano, dois princípios de tornado que não atingiram o solo, diferentes deste que resultou em grandes estragos. “Até o momento não obtivemos dados de vítimas, o que nos deixa aliviados.

Com relação à rede elétrica, a empresa já está realizando a manutenção. É preciso que as pessoas tenham calma, pois muitos postes foram derrubados”, alertou.

No total, cem casas do programa, em fase de acabamento, foram destelhadas e  pelo menos 25, em construção, foram destruídas parcial ou totalmente. 

Estimativa aponta que o prejuízo com as moradias fique em torno de R$ 300 mil. No momento do ocorrido, 30 dos 120 funcionários estavam no local, em horário de almoço.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall, o Marcelão, disse que o serviço de limpeza está sendo realizado em diversos bairros de Dourados.

“Mais de cem árvores foram derrubadas. Deslocamos várias frentes de trabalhos que já estão fazendo a limpeza no BNH 3° Plano, Vila Índio, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, entre outros bairros que foram afetados.

A população pode procurar a secretaria que, assim que possível, enviaremos nossa equipe. Inclusive já alertamos às empreiteiras que têm contrato com a prefeitura para que, se necessário, nos ajudem neste serviço”, destacou.