Sidrolandia
Prefeitura vai fechar Porfiria para reformar e alunos devem ser remanejados para antigo Sidrônio
No prédio hoje funciona uma série de repartições públicas e a Comitiva dos Amigos, mas também não apresenta boas condições de manutenção.
Flávio Paes/Região News
06 de Dezembro de 2017 - 16:49
A Prefeitura planeja fechar para reforma o prédio da Escola Municipal Porfiria Lopes do Nascimento no Bairro São Bento que está em precárias condições. Uma das ideias que está em avaliação é remanejar no início do próximo ano letivo os 856 alunos da escola que tem 14 salas para as antigas instalações da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade na Rua São Paulo, esquina com a Targino de Souza Barbosa que tem 9 salas.
No prédio hoje funciona uma série de repartições públicas e a Comitiva dos Amigos, mas também não apresenta boas condições de manutenção, o que é normal numa construção com mais de 30 anos.
Em 2015 o prédio recebeu só uma pintura, mas têm problemas estruturais nas instalações elétricas, hidráulicas, telhado com goteiras e a quadra poliesportiva já não era usada quando o Sidrônio funcionava ali. No final do ano passado, durante uma chuva, a sala onde ficava o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na época Gilmar Antunes, ficou inundada.
Na manhã desta quarta-feira (06) o prefeito Marcelo Ascoli, acompanhado de secretários, esteve no local vistoriando o prédio. As instalações da Escola Municipal Porfiria Lopes do Nascimento são muito antigas e necessitam de uma reforma geral", observou o prefeito.
Em 2015 chegou a ser feito um projeto, orçado em R$ 900 mil, que previa uma reforma ampla, construção de mais uma sala, demolição do mural e instalação de grades para garantir maior ventilação. Enquanto a reforma tivesse sendo executada os alunos estudariam no prédio construído para funcionar uma faculdade, que seria alugado do proprietário, o empresário Dalto Pavei. Os estudantes seriam levados até lá num ônibus do transporte escolar.