Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Prefeitura vai recuperar Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária é tombada pelo patrimônio histórico do município e vai receber R$ 2,6 milhões de recursos do PAC das Cidades Históricas.

Redação de noticia

17 de Maio de 2010 - 09:34

A Prefeitura de Campo Grande e o Ministério da Cultura, por meio do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), vão assinar o Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural no dia 20 de maio.

Integrante do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, o acordo compreende na recuperação da antiga Estação Ferroviária para abrigar o Centro de Documentação e Referência da EFNOB/RFFSA. O evento será às 19h, no Armazém Cultural, na própria Estação Ferroviária.

A Estação Ferroviária é tombada pelo patrimônio histórico do município e vai receber R$ 2,6 milhões de recursos do PAC das Cidades Históricas.

Sua restauração faz parte das diretrizes do Plano Local das Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro (projeto de Revitalização) que propõe mecanismos de incentivo à preservação do patrimônio.

A ordem de serviço para elaboração do Plano foi assinada no dia 25 de março de 2009 pelo prefeito Nelson Trad Filho.

De acordo com a Superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Margareth Escobar Ribas Lima, o projeto, que está em processo licitatório, começa a ser executado neste semestre.

“Esta é apenas a primeira etapa, que deverá atender todo o complexo da ferroviária. Entre os anos de 2010 e 2012, o PAC vai atender várias ações de preservação histórico-cultural e Campo Grande deverá ser contemplada com outros projetos”, ressaltou.

O Governo do Estado também vai participar da assinatura do Acordo e o município de Corumbá, a 390 km da Capital, para a recuperação da antiga Alfândega para abrigar o Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.