Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 1 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Proerd finaliza formaturas do primeiro semestre com quase nove mil formandos

Em Ponta Porã a solenidade de formatura será às 17 horas no auditório da Uniderp Anhanguera, localizado na rua Tiradentes, 322, Centro

Notícias MS

26 de Agosto de 2010 - 14:40

Proerd finaliza formaturas do primeiro semestre com quase nove mil formandos
Proerd finaliza formaturas do primeiro semestre com quase nove mil formandos - Foto: Edemir Rodrigues

Este mês o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar finaliza as formaturas das turmas de alunos que participaram do projeto no primeiro semestre deste ano. Hoje (26) acontece a formatura de 22 alunos da Escola Mace de Ponta Porã e na segunda-feira (30) cerca de 100 alunos de duas escolas municipais de Bodoquena fecham o calendário de formaturas do Proerd referentes à primeira metade de 2010 com um saldo de quase nove mil formandos no período.

Em Ponta Porã a solenidade de formatura será às 17 horas no auditório da Uniderp Anhanguera, localizado na rua Tiradentes, 322, Centro. Já no município de Bodoquena a formatura acontece no dia 30 às 15h30 na Escola Municipal Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo – que fica na Rua Manoel de Pinho, n° 221, Centro -, onde também estarão os alunos da Escola Municipal João Batista Pacheco para receber o certificado do programa.

“A Polícia Militar é a primeira entidade a realizar um programa como este, dentro da escola, envolvendo os alunos e a comunidade escolar. Se outras instituições se planejassem neste sentido a qualidade da educação seria muito melhor”, avalia a diretora Rosely Batista de Souza, da Escola de Bodoquena Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo. “Nós da escola e a prefeitura agradecemos muito a ação do Estado em fazer este programa”, completa.

Para a diretora, a ação significa grande avanço para a educação porque várias questões relacionadas à cidadania estão sendo colocadas como responsabilidade exclusiva da escola. “E não é isso, nós queremos que a sociedade participe deste desenvolvimento das crianças”, comenta.

Este é o segundo ano que a escola de Bodoquena recebe o Proerd. “Tem sido de grande contribuição para as crianças porque a instrutora aborda o tema de uma forma bastante dinâmica. É o estilo de trabalho que os alunos esperam ao tratar de um questão complexa como são as drogas e a violência”, observa a educadora.

“Finalizamos o primeiro semestre, como sempre com um saldo muito positivo e com projetos de expansão para este novo semestre”, conta o coordenador Estadual do Proerd, coronel Oscar Rodrigues. Ele lembra do crescimento do programa através dos números: “Na primeira metade do ano nós formamos 8.977 alunos, quando antes a média era de sete mil”, contabiliza.

No semestre letivo de fevereiro a junho dois novos municípios integraram o Proerd: Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho. Neste semestre o projeto chega também ao município de Bonito. Conforme o coordenador do programa, em outubro deve acontecer a formação de mais 30 novos instrutores para expandir o programa. “E os instrutores mais antigos devem passar por uma nova capacitação para se aperfeiçoarem”, antecipa.