Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Professoras da Rede Estadual de Ensino de MS são finalistas no Prêmio “Professores do Brasil

Na categoria Ensino Médio, o prêmio ficou com Luana Barbiero Vieira, da EE Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados.

Portal do MS

06 de Novembro de 2017 - 17:30

 A organização da 10ª edição do prêmio “Professores do Brasil” divulgou na semana passada os vencedores da etapa regional Centro-Oeste. O Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad conquistou dois prêmios: Joyce Almeida de Sena foi a vencedora na categoria Creche; e Roberta Ortega Matheus conquistou o primeiro lugar na categoria Educação Infantil: Pré-Escola. Na categoria Ensino Médio, o prêmio ficou com Luana Barbiero Vieira, da EE Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados.

Para a diretora do CEI Zedu, Carla Castro Rezende Diniz Brandão, ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas professoras do Zedu é um estímulo para que toda equipe possa fazer cada vez melhor. “Nossa equipe está colhendo o mérito de um trabalho pautado em compromisso e respeito, principalmente para com as crianças. Dá a nós, da coordenação e direção, a certeza de que estamos no melhor caminho para uma educação infantil de qualidade”, destaca.

A professora Joyce explica que o prêmio é resultado de ações pautadas em estudo e planejamento. “A educação nos move”, resume. “No Zedu, pude colocar em prática, com o apoio da coordenação, direção e professoras esse projeto que priorizou a brincadeira, a experiência e o desenvolvimento dos bebês”, explicou a autora do trabalho “A Arte Colorindo a Educação Infantil no CEI Zedu”, desenvolvido com as crianças do berçário para proporcionar brincadeira, movimento e exploração, por meio do contato com diferentes formas de produções artísticas.

Para Roberta, a participação da comunidade escolar é fundamental no desenvolvimento dos projetos. “Esse reconhecimento não cabe só a mim, mas também aos profissionais que tive o privilégio de trocar experiência durante toda jornada profissional, aos pais das crianças, coordenação, direção, crianças e professores de sala, pois todos foram essenciais para garantir o sucesso do projeto e possibilitar que as ações acontecessem dentro do previsto”, completa a professora, inscrita com o relato “Para Encontrar o Azul Eu Uso Pássaros”.

A professora Luana, da EE Menodora Fialho de Figueiredo, participa com o projeto interdisciplinar “Caminhos da Energia”, desenvolvido pelos estudantes do 2º ano do ensino médio com o intuito de ampliar os conhecimentos em relação às fontes de energia estabelecendo relações com o ambiente, por meio de uma proposta de aprendizagem interdisciplinar e contextualizada. “É muito gratificante ver um projeto feito com tanto amor, dedicação e carinho ser reconhecido. Quando os professores mudam os padrões de seu trabalho e se dedicam a educar o aluno para a vida acabam elevando sua autoconfiança e autoestima. Um aluno motivado por professores confiantes é capaz de surpreender e superar todos os obstáculos em busca de conhecimento”, afirma.

Os seis vencedores nacionais desta edição serão conhecidos no dia 6 de dezembro, em cerimônia na Praça das Artes, em São Paulo (SP).

Destaques

Durante a etapa estadual, além de Joyce, Roberta e Luana, outros professores da Rede Estadual foram vencedores: Alessandra Aparecida Neves, da EE Presidente Tancredo Neves, de Dourados, foi campeã na categoria Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano, com o relato “Sem tristezas constantes, sem cortes, sem mortes precoces, entender para compreender-se”.

Em destaque, cinco experiências da Rede Estadual de Ensino: “Mergulhando no Universo Marinho”, da professora Mariana Cristina Moreira Santos e “Musicalização na Educação Infantil: Cantando e Encantando, do professor Diogo Silas de Ajala Lobo, ambos do CEI Zedu, na categoria Educação Infantil: Creche. O CEI Zedu também foi destaque na categoria Educação Infantil: Pré-Escola, com a “Vida Pantaneira”, da professora Elisa Helena Soares Cecilio.

Na categoria Ensino Médio, o professor Daniel Kleberson Moura de Almeida, da EE Joaquim Murtinho, de Campo Grande, se destacou com o projeto “Desvendado a Matemática”, e Alan Carvalho de Oliveira, da EE Professora Élia França Cardoso, de Campo Grande, foi destaque com o relato “Trigonomando: Alunos Aprendendo o Ensino Através da Programação de Computadores”

Acesse o site e veja a relação de vencedores e destaques da 10ª edição do prêmio Professores do Brasil.

Professores do Brasil

O prêmio Professores do Brasil seleciona e premia práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de escolas públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino, em uma das etapas da educação básica, que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação

O Prêmio, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem ocorrido em sala de aula. Além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento das experiências educacionais.

Em 2017, o concurso tem seis categorias: Educação Infantil, creche; Educação infantil, pré-escola; Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ciclo de alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 4º e 5º anos; Anos Finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

Histórico

Em 2012, na 7ª edição do Prêmio, o professor Alexandre Gonçalves de Souza, da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, de Campo Grande, foi premiado na subcategoria “Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo”, com Agência de Publicidade e Propaganda 30IdeiasPP, desenvolvida com os estudantes do 8º ano do ensino fundamental. A agência era contratada de forma fictícia pela direção/coordenação da escola, que solicitava uma campanha para ser desenvolvida e trabalhada com os alunos da unidade escolar.

Na edição seguinte, em 2013, também na subcategoria “Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo”, a professora Micheli Cristine Nunes Facholi, da Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé, de Dourados, foi premiada com o trabalho “Método Científico”, conduzindo os estudantes à compreensão da ciência como uma realização humana voltada à aquisição de conhecimentos sobre a natureza, valorizando seu papel na sociedade contemporânea, e, ainda, capacitá-los a reconhecer os papéis da observação, da formulação de hipóteses e da experimentação nos procedimentos científicos.