Sidrolandia
Rede de supermercados de MS é a 7ª maior em faturamento
De acordo com a pesquisa, existem 130 redes atuantes no País, geralmente formadas por estabelecimentos pequenos com cerca de 500 m²
Aassessoria de Imprensa da Rede Econômica
19 de Outubro de 2010 - 08:28
A revista SuperHiper da Abras - Associação Brasileira de Supermercados, e a Kantar WorldPanel, maior empresa global de pesquisas de consumo em domicílios, divulgam recentemente, uma análise sobre a trajetória de metas alcançada em 2009 pelas redes de supermercados, fincando a rede Sul-mato-grossense, Rede Econômica, como a sétima maior do Brasil em faturamento bruto.
De acordo com a pesquisa, existem 130 redes atuantes no País, geralmente formadas por estabelecimentos pequenos com cerca de 500 m². O ranking da pesquisa apontou que em 29% dos mercados menores a freqüência é de mais de 200 pessoas por dia. Em 2005, o número de lojas que faziam parte de alguma rede de supermercados no país era de 3.065 saltando para 3.540 no ano passado. E só a Rede Econômica de Supermercados, em apenas dez anos, já tem 54 lojas distribuídas em 19 municípios do Estado de MS e mais de 2 mil funcionários.
O índice de check-out balcão onde ficam as caixas registradoras nos supermercados que era de 13.667 em 2005 mudou para 19.905 em 2009. Quanto ao faturamento bruto de todas as redes e associações de negócios analisadas pela revista, subiu de R$ 14,2 bilhões em 2005 para R$ 21,09 bilhões em 2009. A pesquisa indica ainda que do total faturado pelo autosserviço, o associativismo passou de 3% há dez anos para 13,3%.
Sendo os supermercados responsáveis por mais de 85% das vendas de produtos como alimentos, de higiene e limpeza, considerados de largo consumo, o sistema de redes se torna uma boa opção para os mercados, pois eles podem aprender simultaneamente, comparar idéias e cooperar uns com os outros.