Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Sindicato questiona fila em bancos de Dourados

Campo Grande News

27 de Abril de 2010 - 14:51

O mau atendimento e longas filas nas agências bancárias levou o Sindicato dos Bancários de Dourados a protocolar hoje pela manhã um dossiê no MPE (Ministério Público Estadual) em que apresenta a situação nos seis bancos que operam no município.

De acordo com o presidente do sindicato, Joacir Rodrigues, já havia conhecimento da situação, que passou a ser apurada no mês de março e começo de abril. “Nós sabíamos do que acontecia pois lidamos diariamente com esse casos. Mas decidimos analisar por conta própria e levar a denúncia para que sejam impostas as mudanças que já deveriam ser práticas”.

O fato mais destacado é o tempo de espera na fila. Em Dourados, a lei municipal 2.642 de 2004 obriga os bancos a respeitarem o limite de espera em 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores ao final de semana, e 30 minutos em dias anteriores e posteriores aos feriados.

“A maioria dos bancos não obedece esse limite. Além disso, não disponibilizam cadeiras para que os clientes aguardem e obrigam os idosos a se dirigirem a uma única fila, que pode demorar mais do que no caixa normal. É um absurdo”, desabafa Joacir.

Acessibilidade – O acesso de deficientes físicos, idosos e obesos também é comprometido nas agências vistoriadas pelo sindicato. O presidente denuncia que o atendimento é realizado em piso superior, forçando a subida de escadas. “A agência até instalou caixa eletrônico no térreo, mas só para aparecer. Depois de um tempo deixou de funcionar e está assim até hoje”.

O presidente do Sindicato informa ainda que o Procon tem realizado fiscalizações e, em alguns casos, autuados as agências. Porém, ele acredita que somente com ação do MP poderá reverter a situação.