Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 19 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Trabalhadores em indústria de açúcar e álcool criam sindicato

A entidade nasce com o propósito de batalhar por melhores condições de trabalho e de salário dos empregados

MS Notícicas

05 de Maio de 2010 - 16:21

Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, ganhou um Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Açúcar e Álcool, para defender os interesses dos empregados nesse setor que promete um crescimento excepcional a curtíssimo prazo na região.

A criação da entidade foi na semana passada e contou com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul - FTI/MS, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar e Álcool de Mato Grosso do Sul, da Força Sindical e do Fórum Sindical de Trabalhadores de MS - FST/MS, além de lideranças sindicais da região.

De acordo com informações de José Roberto Silva, presidente da FTI/MS e do sindicato estadual de trabalhadores nas indústrias de açúcar e álcool, a nova entidade deverá dar mais dinamismo na luta pelos interesses dos trabalhadores em indústrias de açúcar e álcool de Dourados. A entidade nasce com o propósito de batalhar por melhores condições de trabalho e de salário dos empregados.

"A produção de açúcar e álcool em Mato Grosso do Sul tem crescido a cada ano e novas indústrias estão sendo instaladas para aproveitar melhor esse potencial de terras e de trabalho existente em nosso Estado. Por isso precisamos nos preparar para fortalecer a representatividade do empregado nesse contexto econômico", afirmou José Roberto que deverá dar posse à diretoria eleita para Dourados, nos próximos dias.

Estevão Rocha dos Santos, vice-presidente da Força Sindical em Mato Grosso do Sul e presidente do Sintraconta/MS também presente à solenidade de criação da entidade em Dourados, disse que a iniciativa foi tomada em boa hora pois Dourados promete tornar-se uma potência na produção de açúcar e álcool. "Os trabalhadores precisam se organizar sindicalmente para ter maior representatividade principalmente perante a classe patronal, na hora de sentar para discutir melhorias no ambiente de trabalho e por maiores salários", comentou.

José Lucas da Silva, coordenador geral do FST/MS, entidade que integra dezenas de sindicatos e federações, na luta pelos interesses dos trabalhadores, também enalteceu a iniciativa de criação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Açúcar e Álcool de Dourados. "Nesses tempos em que a força do capitalismo é muito forte, os profissionais que não estiverem organizados em sindicatos fortes, terão poucas chances de avançar principalmente na conquista de salários mais justos", comentou. José Lucas preside também a Feintramag MT/MS (Federação Interestadual dos
Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Açúcar e Álcool de Rio Brilhante, Oviedo Santos, também prestigiou a solenidade de criação do sindicato vizinho. Segundo ele, as duas entidades poderão se unir, quando necessário, na luta pelos interesses dos trabalhadores da região.