Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Trabalhar mais de dez horas por dia eleva risco de problemas cardíacos

Estudo europeu descobriu que jornadas árduas de trabalho elevam risco em 60%

Hélio Martins/Minha Saúde

17 de Maio de 2010 - 09:45

Ter uma jornada de trabalho de dez horas ou mais por dia eleva em 60% o risco de desenvolver problemas cardíacos, de acordo com estudo publicado pelo European Heart Journal. Foram analisados mais de seis mil trabalhadores londrinos com idades entre 39 e 61 anos (4.262 homens e 1.752 mulheres) e sem doenças cardíacas. Durante 11 anos eles foram acompanhados. Durante esse período, 369 dos voluntários morreram de problemas cardíacos ou tiveram um acidente cardíaco não fatal ou dores no peito.

Quem trabalha mais do que a jornada padrão, de 8 horas, na maioria das legislações trabalhistas geralmente são homens, mais jovens e que ocupam postos de maior responsabilidade. A relação entre as horas adicionais de trabalho e as enfermidades cardiovasculares parece clara, mas a causa nem tanto, segundo os autores. Há a suspeita de que o trabalho adicional afetaria o metabolismo ou dificultaria o diagnóstico de problemas emocionais, como ansiedade, depressão/>/> ou de falta de sono.

Outra possibilidade é que o estresse crônico afete negativamente o organismo. O fato de alguns empregados irem trabalhar inclusive doentes, ignorando os sintomas e sem consultar um médico, pode estar entre as causas dos problemas cardíacos.