Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

UFGD alcança maioria das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional

O vice-reitor destacou também a contratação de servidores para atender ao crescimento da universidade

Assessoria UFGD

04 de Maio de 2010 - 13:50

Durante palestra que fez parte da programação de aniversário do curso de Medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o vice-reitor e diretor do HU/UFGD (Hospital Universitário), Wedson Desidério Fernandes, falou sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para o período de 2008 a 2012 e de como a maioria das metas já foram alcançadas. 

Elaborado em 2007 depois de várias discussões nos Conselhos e em eventos para a participação da comunidade acadêmica, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFGD diz respeito à filosofia de trabalho, a missão que a universidade se propõe, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as suas atividades acadêmicas. O documento disponível no site (http://www.ufgd.edu.br/soc/couni/normas-e-regulamentos/pdi-ufgd/ ). 

Segundo Wedson Desidério, a maioria das metas para 2012 já foram cumpridas, principalmente com a adesão ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) que possibilitou investimentos significativos do Governo Federal para obras, equipamentos, contratações de novos servidores, ampliação de vagas e criação de novos cursos. 

Com o Reuni, a UFGD cumpriu a meta de criação de pelo menos um curso por faculdade, o que foi realizado no Vestibular de 2009 com nove cursos (Biotecnologia, Educação Física, Artes Cênicas, Psicologia, Engenharia de Energia, Economia, Nutrição, Relações Internacionais e Engenharia Agrícola), e ainda a construção de obras dos novos prédios das Faculdades de Ciências Humanas (FCH), de Educação (FAED), de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), de Ciências Agrárias (FCA), de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), da reforma da Faculdade de Comunicação Artes e Letras (FACALE), da construção da piscina olímpica com vestiários e do entreposto e almoxarifado de produtos químicos e laboratório de derivados de carne. 

Além das obras em andamento e em fase de conclusão como o Centro de Educação Infantil, Centro de Convivência, Restaurante Universitário, Centro de Salas de Aula, Reitoria, Faculdade de Direito, Auditório (capacidade 700 pessoas), quadra poliesportiva, sendo que ainda estão previstas a construção de laboratórios específicos, multidisciplinares e de pesquisa, pista de atletismo, biblioteca central, prédio das Engenharias e outras obras até 2012. 

Entre as metas alcançadas também está a incorporação do Hospital Universitário (HU), ocorrida em 2009, e que antes funcionava exclusivamente para assistência a saúde e que agora está sendo alterado para que também contemple o Ensino. “Todos os conselhos foram constituídos e os estatutos em sua maioria estão concluídos, conquistamos quatro residências e ainda esse ano incorporaremos os serviços de Ginecologia e Obstetrícia. A reforma começou semana passada e a previsão é de que seja terminada neste segundo semestre, sendo que a UTI neonatal será entregue na próxima semana. O objetivo é oferecer todos os serviços de Hospitais Universitários e assim receber recursos para isso”, disse Wedson. 

O vice-reitor destacou também a contratação de servidores para atender ao crescimento da universidade. Atualmente são 329 professores (260 doutores e 57 mestres), 274 técnicos administrativos (além dos 543 que serão efetivados para o HU – concurso em andamento), sem contar os que foram empossados na quinta-feira, 21 técnicos-administrativos e oito professores. Antes eram 96 professores e 66 técnicos. 

Outros itens do Plano conquistados são: o fortalecimento do sistema de informação e comunicação, sendo que quando a UFGD foi criada tinha apenas mais de 100 computadores e agora conta com mais de 1,2 mil e recebeu investimentos para internet, faltando apenas interligar o HU à Reitoria; a criação da Assessoria de Projetos, Captação de Recursos e Inovação Tecnológica que possui o Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual – NIPI; e a política de expansão de bolsas, que atualmente contempla 170 estudantes na Iniciação Científica, 71 com bolsa estágio, 370 com auxílio alimentação, 412 com bolsa permanência e outras 10 bolsas permanência para os residentes, totalizando aproximadamente R$ 2,5 milhões por ano. 

 

Mais sobre o PDI

Para chegar até a conclusão do Plano de Desenvolvimento Institucional, foram realizadas diversas etapas como as de análise do ambiente externo, conjuntura, oportunidades e ameaças, seguida pela análise do ambiente interno, pontos fortes e fracos, constituição de uma matriz de análise e formulação de cenários alternativos.

 

O PDI estabelece como missão da UFGD, “gerar, sistematizar e socializar conhecimentos, saberes e valores, por meio do ensino, pesquisa e extensão de excelência, formando profissionais e cidadãos capazes de transformar a sociedade no sentido de promover justiça social”.

 

Tudo isso, segundo Wedson Desidério, dentro de valores como democracia participativa e representativa, ética e respeito à diversidade, excelência no Ensino Pesquisa e Extensão, solidariedade, gratuidade do ensino e autonomia, sendo que sobre este último valor, o vice-reitor acrescentou que o processo é de busca pela autonomia plena.

 

Para planejar a execução do Plano, foram levados em conta o cenário da UFGD no contexto da expansão das universidades públicas, do desenvolvimento social e econômico da região e na reconfiguração do sistema agroindustrial, entre outros fatores para então definir metas.

 

Cronograma da trajetória da UFGD

Wedson Desidério foi o último diretor do campus de Dourados da UFMS e elencou o cronograma da UFGD, com a criação da Universidade em julho de 2005, a implantação em janeiro de 2006 com tutoria da UFGD e comissão de implantação, a posse da reitoria Pró-tempore em julho de 2006 com o professor doutor Damião Duque de Farias, a posse da reitoria eleita em julho de 2007 também com o reitor Damião Duque, e em janeiro de 2008 o início dos trabalhos do PDI.