Sidrolandia
União vence Operário por 3 a 2 e ganha título inédito
Após 36 anos, time de Rondonópolis conquista campeonato de futebol profissional em Mato Grosso
Redação de Noticia
29 de Abril de 2010 - 14:58
Finalmente, o União de Rondonópolis conseguiu ser campeão mato-grossense de futebol, depois de perder nove finais. Na noite desta quarta-feira (28), o time venceu a equipe do Operário de Várzea Grande, por 3 a 2, e conquistou o seu primeiro titulo, numa história de 36 anos de existência.
O Colorado precisava de uma vitória simples e conseguiu fazer o dever de casa, em um jogo truncado e baixa qualidade na arbitragem. Quem deu um show, a parte, foi a torcida do União, que lotou o Estádio Lutero Lopes, em dia histórico para a equipe.
O União marcou 3 gols no primeiro tempo, levando um susto no segundo tempo, pois o Operário marcou 2 gols em 5 minutos. Apesar de susto o União, que se manteve na retranca, conseguiu a vitória.
Com o título na mão, o União será um dos representes do Estado na edição de 2011 da Copa do Brasil.
Gols
O primeiro gol foi marcado logo aos sete minutos de jogo, quando o atacante e artilheiro do União, Valdir Papel, em um chute de longa distância, contando com a colaboração do goleiro do Operário, abriu o placar do jogo.
Aos 24 minutos, o Operário assustou o time da casa marcando um gol, que foi anulado pelo arbitro Jamil Rodrigues de Souza, que apontou impedimento da jogada do Tricolor.
O segundo gol saiu aos 28 minutos, ainda na primeira etapa, quando Leonardy marcou, gol questionado se a bola, realmente, passou a linha da trave. No final do primeiro tempo, aos 40 minutos, Valdir Papel voltou a "carimbar", fechando o tempo em 3 a 0 para o União.
Na segunda etapa, o Operário esboçou reação, ao marcar dois gols em cinco minutos, saindo dos pés de Adriano Paulista o primeiro de pênalti e em seguida, de rebote, o gol de Adriano Paraná. Isso aconteceu na casa dos 25 para os 30 minutos de jogo.
Com o resultado o União sagrou-se campeão estadual de 2010.
Confrontos
Na história dos confrontos entre o Operário com o União, os números eram favoráveis ao time de Várzea Grande. Entre os anos de 1979 e 2009 os times estiveram juntos em campo 86 vezes sendo 36 vitórias do time várzea-grandense, 31 empates e 19 derrotas para o União, num total de 101 gols marcados pelo Operário e 80 pelo União.
Ficha Técnica
União - Samir: Leonardy, Rodrigão, Gabriel, Neguetti e Calado(Raniel); Romeu, Paulo Almeida e Ronaldo Ortega (Leandro Costa); Didi Cearense (Marciano) e Valdir Papel. Técnico- Everton Goiano.
Reservas - Rodrigo, André Luiz, Raniel, Cristian, Marciano, Leandro Costa e Duduzinho.
Operário - Cleberson; Marquinhos (Bento), Jonatan (Jean Carlo), Marcelo Cx.D'água, Adriano Paraná, Daniel, Jamba, Lê (Diego Sales) e Adriano Paulista; Douglas e Eder Grillo. Técnico- Eder Taques.
Reservas - Max, Juninho, Bento, Da Silva, Alex Boi, Diego e Jean Carlo.
Árbitro- Jamil Rodrigues de Souza. Auxiliado por Linconhl Ribeiro Taques e Rilmar Ribeiro Primo.