Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 6 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Usina de Caarapó tem meta de produzir 90 milhões de litros de etanol

A unidade é o resultado de um investimento de aproximadamente R$ 530 milhões na região

Diario MS

23 de Setembro de 2010 - 08:30

Foi inaugurada ontem em Caarapó a primeira usina sucroalcooleira do grupo Cosan em Mato Grosso do Sul, com capacidade de produção de 90 milhões de litros de etanol e ainda 185 mil toneladas de açúcar por safra.

A unidade é o resultado de um investimento de aproximadamente R$ 530 milhões na região, sendo que entre as 400 usinas do grupo Cosan no País, esta é considerada a mais produtiva, permitindo a geração de cerca de 2.100 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, a unidade em Caarapó tem a capacidade de moagem e processamento de 2,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, permitindo inclusive a cogeração de energia elétrica, a partir do bagaço de cana, com capacidade instalada para 76 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes. “Hoje, a Cosan é o único grupo totalmente integrado do setor de energia, presente em todos os elos da cadeia de valor do setor sucroenergético, considerada o setor de maior representação, dentro e fora do País, assim como na produção de açúcar e etanol”, afirmou o presidente durante a solenidade de inauguração.

Para o prefeito de Caarapó, Mateus Palma de farias, a implantação da usina representa um impacto positivo, não somente no município como em todo o Estado. “Além do compromisso do grupo Cosan com meio ambiente, também destacam-se os projetos sociais desenvolvidos pela empresa, consolidando o compromisso social, entre a prefeitura e a população”, afirmou.

Durante o descerramento da placa inaugural o governador André Puccinelli (PMDB) ressaltou a mudança no perfil econômico no Mato Grosso do Sul, com a implantação de novas indústrias no Estado. “No passado tínhamos no comércio 63% da base da nossa economia, hoje é em torno de 50%, sendo que o setor de carnes e grãos foi suplantado pelo setor sucroenergético e florestal, gerando um aumento significativo na arrecadação de ICMS e por conseqüência mais desenvolvimento”, disse.

Também participaram do ato de descerramento da placa o senador Delcidio do Amaral (PT), presidente do Conselho de Administração da Cosan Rubens Ometto Silveira Mello, prefeito de Caarapó Mateus Palma de Farias, presidente do grupo Cosan Macos Marinho Lutz, presidente da Cosan Açúcar e Álcool Pedro Mizutan e Roberto de Resende Barbosa, membro do Conselho de administrações da Cosan.