Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Vacinação contra aftosa em região de fronteira segue até dia 15

O produtor aproveitou que o rebanho estava reunido para também aplicar a vacina contra a raiva

Ruralnews

27 de Abril de 2010 - 07:59

O rebanho da zona de alta vigilância começou a ser vacinado contra a febre aftosa, em Mato Grosso do Sul. O trabalho é feito pelos técnicos da Agência de Defesa Animal do Estado. 

No total, devem ser vacinados cerca de 800 mil animais. O produtor aproveitou que o rebanho estava reunido para também aplicar a vacina contra a raiva. Dentro das zonas de alta vigilância são tomados cuidados diferentes com relação a outras regiões do Estado. Cada animal precisa ser identificado para ajudar no controle.

Novilhas e bezerros mais novos, que nasceram depois da última vacinação, recebem o brinco e o botom para serem cadastrados na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Nas guias são anotadas as características do animal como sexo e raça. “Para evitar que haja a movimentação desses animais para outros lugares, para a gente poder fazer o rastreamento para onde esses animais estão indo. A gente não pode deixar escapar nada”, falou o veterinário da Iagro Marcos Hiroshi Misutsu.

Em outra fazenda 170 animais estão sendo imunizados. O criador João Francisco Lima acompanha o trabalho do técnico da Iagro. “A gente tem que ter um controle em cima do rebanho até porque é nossa fonte de renda. Então, com certeza é uma tranquilidade", falou.

A vacinação vai até o dia 15 de maio.