Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Vacinação contra febre aftosa vai até 30 de maio

A data limite inclui o Planalto, Pantanal e a Zona de Alta Vigilância, na fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai

Notícias MS

18 de Maio de 2010 - 07:21

Os pecuaristas do Estado têm até 30 de maio para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra febre aftosa. A data limite inclui o Planalto, Pantanal e a Zona de Alta Vigilância, na fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai.

Depois da aplicação da vacina o produtor deve comunicar a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) até o dia 15 de junho. Quem não apresentar a declaração ao órgão pode ser penalizado. A multa aplicada é de três Uferms -Unidade Fiscal Estadual de Referência-  por cabeça, o que equivale hoje a R$ 42,69.

A diretora-presidente do Iagro, Maria Cristina Carrijo, pede que os pecuaristas  “não deixem para a última hora”, pois as vezes não há tempo hábil para comunicar a agência. Cristina ressalta que a intenção do órgão não é multar e sim garantir que todo o rebanho de Mato Grosso do Sul seja imunizado.

Os proprietários de áreas na região pantaneira podem optar por vacinar no mês de maio ou novembro, em função da dificuldade de manejo do gado no período das cheias. Nos anos anteriores 98% do rebanho do Estado foi vacinado. Mato Grosso do Sul possui certificado de área livre de Febre Aftosa com vacinação.