Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Waldemar propõe utilidade pública para Centro de Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplin

Assessoria

25 de Junho de 2010 - 07:54

Waldemar propõe utilidade pública para Centro de Equoterapia
Waldemar prop - Foto: Fl

Já tramita na Câmara Municipal projeto do vereador Waldemar Acosta (PDT) que declara de utilidade pública municipal o Centro de Equoterapia “Vem Ser”, instituição filantrópica  integrada por uma equipe multidisciplinar que desde outubro do ano passado trouxe para Sidrolândia a equoterapia.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

A fisioterapeuta Elisangela Cavalcante, a psicóloga, Rosangela Schulz, a fonoaudióloga Tatiane Freitas e o médico veterinário Wanderley Terra - são formados em cursos realizados na Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil), e estão envolvidos no projeto no referido projeto.

O trabalho é desenvolvido no Parque de Exposições Waldomiro João Comparim, com apenas um cavalo. O projeto será ampliado com mais dois animais (recebidos em doação) e a transferência das atividades para uma chácara.  "São profissionais voluntários que dedicam um dia da semana, o sábado, para atender quem  precisa deste tratamento. A pretensão é fazer o atendimento gratuito as sextas-feiras.

O vereador Waldemar Acosta diz que ao adquirir o status de entidade de utilidade pública, o Centro vai se habilitar a buscar parcerias com o Estado e a Prefeitura, para ampliar o atendimento que tem como público-alvo crianças, adultos e adultos com necessidades especiais derivadas de síndromes genéticas, lesões neuromotoras, patologias ortopédicas e disfunções sensório-motoras; crianças com dificuldades de aprendizagem, relacionamento social e hiperatividade; como tratamento para quem enfrenta stress, insônia ou sintomas de depressão ou falta de auto-estima.

"A equoterapia pode ser uma ferramenta complementar  do trabalho que a APAE desenvolve com as crianças especiais", finaliza Waldemar.