Sidrolandia
Wilson Barbosa Martins lança obra histórica
O ex-governador do Mato Grosso do Sul Wilson Barbosa Martins lança hoje em Campo Grande, o livro biográfico "Memória: janela da história
Dourados Agora
07 de Maio de 2010 - 09:01
Wilson, que teve destaque na área pública e se tornou uma grande figura no cenário político do Mato Grosso do Sul e do país, conta no livro toda a trajetória familiar e política que teve no Estado. A obra, além de relatar a história de vida do ex-governador, traz importantes marcos do Estado de Mato Grosso do Sul e do país, como a Revolução Constitucionalista de 1932 e do processo de redemocratização do país na década de 1980.
Segundo o professor Valmir Batista Corrêa, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, na introdução, intitulada "Tempo de vida e tempo de história nas memórias de Wilson Barbosa Martins", o autor "narra, comenta e procura explicar sua própria vida e sua atuação política de forma naturalmente seletiva, mas também responsável como observador sincero e fiel às suas convicções". Depois, o professor complementa: "este é um ato de coragem e desprendimento, sobretudo porque o memorialista passa elegantemente por cima de decepções, derrotas políticas e mágoas, movido pela esperança convicta de que o bem comum e um tempo melhor estão em construção e serão alcançados pelas gerações futuras".
Wilson Barbosa Martins teve brilhante atuação na área pública, tornando-se figura importante no cenário político do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Depois de formado em Direito, em São Paulo, Wilson retornou à terra natal, Campo Grande, no início da década de 1940, onde formou família e se estabeleceu como advogado. Em 1958, é eleito prefeito de Campo Grande e em um período de instabilidade política no país, em 1963, torna-se deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN).
Volta à Câmara dos Deputados, em 1969, reconduzido pelo recém-criado Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Porém, teve seus direitos políticos suspensos por dez anos e seu mandato cassado pela ditadura militar por defender os direitos políticos e de cidadania, voltando, então, às atividades como advogado.
Ícone
Como primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul, retornou à vida pública, em 1982. Com participação destacada na Constituição Federal de 1988, que restabeleceu as bases da democracia no Brasil, após três anos à frente do Executivo estadual (1983-1986), é eleito senador constituinte pelo PMDB. De 1995 a 1998, esteve de novo à frente do governo estadual, encerrando, então, a carreira política, ficando com as atividades particulares em seu escritório de advocacia.
O livro, que integra a série Banco de Memórias do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), tem prefácio do professor Hildebrando Campestrini e apresentação da professora Maria da Glória Sá Rosa.