Trânsito
Motorista deve redobrar cuidado durante período chuvoso
Redação/Região News
19 de Janeiro de 2021 - 08:06
Com a chegada do período chuvoso, motoristas precisam redobrar a atenção e cuidados ao assumir a direção. Para especialistas em segurança de trânsito, o perigo chega junto com a chuva e cuidados devem ser tomados assim que a pista começa a ficar molhada.
O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias chuvosos. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, os especialistas recomendam calma, prudência e muito cuidado. Há ainda a recomendação de se atentar ao uso da seta.
Para quem vai viajar as recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de para-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
Confira as orientações sobre como guiar um veículo no asfalto molhado:
Diminua a velocidade
Quando a chuva começar, diminua a velocidade. O óleo presente na pista se solta, tornando-a escorregadia. A areia também pode aumentar o risco de derrapagens.
Mantenha distância entre os veículos
Aumente a distância entre veículos. Isso permite que o motorista tenha uma melhor visão e garante um tempo para que o condutor adote medidas de segurança no caso de uma emergência.
Itens de segurança em boas condições
O ideal é sair de casa com limpador de para-brisa em boas condições de uso. O sistema de desembaçamento de vidro precisa funcionar. A água pode cobrir buracos na pista e também pode provocar aquaplanagens, quando os pneus perdem a capacidade de drenar a água e deixam de tocar o solo.
O que fazer se o carro “aquaplanar”
Tire o pé do acelerador e evite frear para que as rodas não travem. Segure a direção firmemente, sem virar o volante, até que volte a ter peso. Se isso não for feito, o carro pode até capotar ao voltar a ter contato com o solo.
Acenda o farol baixo
Sinalize o veículo quando a visibilidade diminuir. Acenda o farol baixo. A PRF recomenda nunca acender o farol alto ou o pisca alerta, pois o reflexo destas luzes pode prejudicar a visibilidade de outros motoristas. Procure um local seguro como posto de abastecimento ou similar, mas nunca pare na faixa de rolamento ou acostamento.
Mantenha a velocidade moderada
É comum as pessoas correrem sob chuva à margem das vias sem os devidos cuidados. Para evitar atropelamentos dirija preventivamente, com atenção e velocidade moderada, sobretudo, em locais onde possa ver a travessia de pedestres.
Motociclistas devem trafegar pelo centro das vias
Para veículos de duas rodas a principal dica é a prudência e o respeito às regras de trânsito. Trafegue pelos centros das vias e mantenha as luzes acesas, principalmente à noite.
Evite manobras
Ultrapassagem e avanço nos sinais só devem ser feitos somente em caso de necessidades e com segurança. São manobras que, sob chuva, devem ser evitadas.