Agronegócio
Cutrale motiva produtores a contratar o plantio de 6,9 milhões de pés de laranja
O projeto da Cutrale é atingir 30 mil hectares de pomares, o suficiente para viabilizar uma unidade de processamento de suco na região.
Redação/Região News
12 de Julho de 2024 - 09:36
Atraídos pelo anúncio da Cutrale, gigante do segmento de citricultura, que inicia em agosto o cultivo de laranja em 5 mil hectares da Fazenda Aracoara, produtores de Sidrolândia e municípios vizinhos já contrataram financiamento para o plantio de 6,920 milhões de pés de laranja espalhados em 20 mil hectares. O projeto da Cutrale é atingir 30 mil hectares de pomares, o suficiente para viabilizar uma unidade de processamento de suco na região.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Stefanello, ao custo de R$ 100 mil por hectare, o plantio dos 20 mil hectares resultará num investimento de R$ 2 bilhões, o que corresponde ao valor aplicado na implantação da Unidade Industrial da Inpasa, com previsão de começar a funcionar em dezembro.
Como as principais indústrias de suco estão instaladas em São Paulo, maior produtor e exportador de suco de laranja, pode não ser econômico transportar as frutas até a tradicional área produtora do cinturão citrícola paulista e de Minas Gerais, por isso a eventual necessidade de se construir uma indústria processadora em Mato Grosso do Sul.
Por outro lado, o plantio seria instalado em uma região de menor pressão do Greening, doença da citricultura que não tem cura e que reduz a produtividade, um dos fatores da redução da produção de laranja no Brasil, mas principalmente nos Estados Unidos, o que tem levado os preços globais do suco para patamares recordes.