Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 21 de Novembro de 2024

Brasil

Caricaturista de MS recebe convite de Eduardo Paes para fazer monumento de Silvio Santos: ‘Honra muito grande’

Convite ocorreu nesse domingo e caricaturista já está preparando o projeto.

Midiamax

19 de Agosto de 2024 - 15:10

Caricaturista de MS recebe convite de Eduardo Paes para fazer monumento de Silvio Santos: ‘Honra muito grande’
Apresentador Silvio Santos. Foto: internet/Reprodução

O convite chegou nesse domingo (18) e o caricaturista sul-mato-grossense, Ique Woitschach, de 62 anos, já está a todo vapor preparando o projeto para apresentador ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Assim, Silvio Santos deve ganhar um monumento na cidade carioca, onde nasceu, com os trejeitos característicos das mãos e a alegria que, por 60 anos, embalou a televisão brasileira.

“Ainda estou verificando todos os detalhes. O convite ocorreu ontem, por parte do governador. E o desejo dele é que eu faça, então, estou preparando o projeto agora, o conceito, como vai ser, quais serão os custos. Estou na correria aqui porque devo me encontrar com ele em breve. Acredito que será feito por mim, então, é uma honra poder fazer parte disto, não só pelo Silvio Santos, mas, também pelo Rio de Janeiro. É uma honra muito grande”, afirmou Ique ao Jornal Midiamax.

Nesta segunda-feira (19), Ique já está preparando uma caricatura do icônico apresentador, em formato digital. No final da década de 90, ainda na época do papel, disse que também fez, porém, agora fará a versão atualizada, com minuciosos detalhes.

“Eu, como caricaturista, preciso sentir o personagem. É muito mais do que um retratista. O caricaturista parte do conceito que, nenhum traço é igual ao personagem, mas, parece com ele, mais do que o próprio retrato. E temos esta licença poética para isso. É algo mais lúdico, então, no caso do Silvio, quero ressaltar a alegria e o movimento das mãos que marcaram muito a apresentação dele”, explicou o caricaturista.

Conforme Ique adiantou ao Jornal Midiamax, a intenção será propor um monumento maior e “que lembre a vida do Silvio nos palcos do SBT [Sistema Brasileiro de Televisão]”.

“Tive contato com ele recentemente. Na época, estava produzindo alguns animatrônicos para a TV Globo e ele me ligou, queria que eu fizesse algumas coisas para ele, porém, o projeto não chegou a ser concretizado. E logo ele deu um tempo na televisão”, contou.

Nascido e criado em Campo Grande, Ique já é conhecido no Estado, tanto pela confecção da estátua do poeta Manoel de Barros, como de Zacarias Mourão, em Coxim. Antes de mudar para o Rio de Janeiro, no ano de 1982, estudou educação artística na capital sul-mato-grossense.

“Campo Grande foi a cidade onde me tornei caricaturista, jornalista, escultor e agora também roteirista de televisão e empresário. O meu primeiro emprego foi aos 15 anos, no Diário da Serra. São quase 50 anos de carreira”, finalizou.