Brasil
Com queimaduras nas patas, veado é resgatado em área de queimada no Pantanal de MT
O animal foi resgatado pelo GRAD e recebeu os primeiros cuidados com apoio do Onçafari.
JD1
26 de Agosto de 2024 - 16:24
Um veado catingueiro foi resgatado na Fazenda São Francisco do Perigara, uma das áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal no Mato Grosso. O animal é um macho adulto e apresentava queimaduras graves em todas as patas e cascos.
O resgate ocorreu nesse domingo (25), quando o animal foi avistado por brigadistas do Ibama/PrevFogo que combatiam o fogo na região. O animal foi resgatado pelo GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e recebeu os primeiros cuidados com apoio do Onçafari.
Um helicóptero foi usado pelo ICMBio para fazer o transporte do veado até a Ampara Silvestre, onde receberá o tratamento necessário para poder voltar para a natureza.
Profissionais estão percorrendo as áreas atingidas pelo fogo no Pantanal-Norte para monitorar os animais queimados. Aqueles que são identificados com lesões leves, são mapeados e monitorados.
Quando há água e alimentos suficientes disponíveis na região em que eles estão, os animais são mantidos. Mas aqueles que estão com lesões graves e precisam de resgate são levados para o primeiro atendimento na base da Ampara Silvestre em Poconé.
Além do veado catingueiro, também foram salvos 2 cervídeos, 1 anta, 1 teiú, 1 ameiva, 135 jacarés, 4 serpentes e 8 anfíbio.