Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Economia

Cooperativas são majoritariamente compostas por mulheres no Brasil

www.observatoriodegenero.gov.br

15 de Março de 2012 - 14:00

A criação de cooperativas desponta no cenário nacional como um sinal importante do aumento do empreendedorismo das mulheres. No Brasil, 52% das pessoas cooperadas são mulheres.

A partir de um enfoque regional, as cooperativas do Norte contam com 59% de presença de mulheres contra 41% de presença dos homens, de acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Esses números mostram não apenas que as mulheres avançaram no mercado de trabalho, mas que também optam por uma construção coletiva de desenvolvimento socioeconômico.

As atividades realizadas no âmbito das cooperativas e em grupos de cooperação e ajuda mútua se adaptam à rotina dessas mulheres que, em sua maioria, moram próximas e exercem atividades semelhantes.

A partir da organização em cooperativas, são aplicados princípios de gestão à produção e o resultado do trabalho é repartido de forma igualitária.

Segundo a OCB, a presença de mulheres é maior nas cooperativas de crédito, agrícolas e têxteis.

Em regiões menos desenvolvidas, as cooperativas geram melhoria na qualidade de vida das mulheres a partir do desenvolvimento de atividades econômicas importantes que trazem retornos para seu entorno.

O gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, afirma: “A cooperativa está muito associada à família, ao convívio social, aos princípios de igualdade”.

No Brasil, existem cerca de sete mil cooperativas, das quais mais de mil atuam no setor de crédito e contam com mais de 9 milhões de cooperados.