Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Economia

Famasul quer incluir MS em leilões de escoamento de trigo

Dourados News

02 de Fevereiro de 2012 - 07:43

Mato Grosso do Sul tem uma produção de 42 mil toneladas de trigo, com uma área plantada de 33 mil hectares, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica). Para comercialização do produto, apenas uma empresa instalada no Estado negocia a compra do trigo. Para melhorar as condições de preços para os produtores, a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) vai oficializar junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pedido de inclusão do Estado nos leilões de escoamento.

A solicitação da inclusão do trigo nos leilões da Conab partiu do Sindicato Rural de Laguna Caarapã. O município conta com uma área de 5.300 hectares, ficando atrás somente de Ponta Porã, no Estado, que destina 6 mil hectares para produção do grão. O plantio de trigo tem início no inverno, entre os meses de março e abril. A colheita acontece entre julho e agosto. No país, a ultima safra rendeu 5,788 milhões de toneladas, colhidas em uma área de 2,165 milhões de hectares.

Na última sexta-feira (27) o leilão de trigo da Conab comercializou 96% da oferta total de 380 mil toneladas. Com esse mecanismo, o governo reduz o custo do frete ao comprador e assegura ao vendedor um preço mínimo pelo produto.

Sobre a Famasul

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) é uma das 27 entidades sindicais que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem atuação voltada para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores e dos sindicatos rurais do Estado. Como representante do homem do campo, a Famasul põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 16,6% do PIB sul-mato-grossense e responsável por parcela substancial da produção industrial de Mato Grosso do Sul. Acesse www.famasul.com.br.