Economia
Fiems e Apex-Brasil incentivam exportações para o mercado colombiano
A analista Carla Carvalho destaca que a Colômbia oferece oportunidades em moda, tecnologia e saúde, alimentos, máquinas e equipamentos
Daniel Pedra/Região News
24 de Novembro de 2010 - 13:12
A Fiems e a Apex-Brasil realizaram, na manhã de hoje quarta-feira (24),
Segundo a analista da Apex-Brasil, Carla Ramos Carvalho, a Colômbia é um dos mercados prioritários da Apex-Brasil na América Latina. É um mercado em crescimento, que está se recuperando da crise e possui uma série de pontos favoráveis, com acordos de complementação econômica e câmbio valorizado, disse.
Carla Carvalho destaca que a Colômbia oferece oportunidades em moda, tecnologia e saúde, alimentos, máquinas e equipamentos, além de casa e construção. Com relação ao perfil exportador de Mato Grosso do Sul, ela destacou que o Estado é o 13º maior exportador de produtos no Brasil e, neste ano, de janeiro a setembro, as vendas chegaram a US$ 2,2 bilhões valor superior ao de todo o ano de 2009 (US$ 1,94 bilhão). A participação das exportações do Estado no total vendido pelo Brasil também cresceu de 1,3% para 1,5%, detalhou.
A analista da Apex-Brasil acrescenta que um dado interessante é que 93% das exportações de Mato Grosso do Sul são relativas a produtos primários, como, por exemplo, carne e soja. A China é o principal país importador de produtos sul-mato-grossenses, para lá vai 22,4% da produção, estando em segundo lugar os países baixos (Holanda), com 6,7%, seguida da Argentina, com 11,1%, seguido da Rússia, com 6,2% e o Irã, com 5,7%, vale destacar que esses dois últimos são importantes importadores de carne, detalhou.
Confecção
O estudo sobre o Mato Grosso do Sul trata também do setor de confecções, que teve um crescimento significativo nos últimos anos com a venda de roupas produzidas no Estado aumentando de US$ 37,2 mil em 2004 para US$ 1,2 milhão em 2009. O trabalho demonstra que, ao exportar, a empresa adquire vantagem competitiva, inclusive sobre os concorrentes que atuam no mercado interno, como os fabricantes provenientes da China e da Índia. É preciso buscar o desenvolvimento de produtos com valor agregado, design diferenciado, orientou Carla Carvalho.
O estudo ressalta, ainda, que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de malhas de algodão, um dos dez maiores fabricantes mundiais de fios, filamentos e tecidos e que nossos estilistas contam com reconhecimento internacional. Aponta, assim, o grande potencial para as vendas do setor, principalmente para países da América Latina e África. Para o empresário Cláudio Braz Salomão, da Íris Compressiva, é importante conhecer dados de países interessados a importar os produtos brasileiros e sobretudo os sul-mato-grossenses.
Nós exportamos para vários países como Estados Unidos e para a Europa. Foi importante conhecer um pouco do mercado colombiano e temos interesse sim em exportar os nossos produtos para lá, é um país próximo, que está em crescimento e a proximidade seria uma importante aliada, declarou Cláudio Salomão. Já a gerente da AR Importadora e Exportadora, Gracieiry Arruda, o conhecimento adquirido na manhã desta quarta-feira será levado aos clientes da empresa. É importante estarmos abastecidos de informações para oferecê-las aos nossos clientes, contribuindo para que eles obtenham uma maior fatia do mercado, disse.