Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Janeiro de 2025

ECONOMIA

Receita libera aplicativo para rascunho da declaração do Imposto de Renda

O lançamento do aplicativo ocorre quase um ano antes da entrega do documento, que foi obrigatório para mais de 27,5 milhões de pessoas em 2015.

R7

21 de Julho de 2015 - 14:45

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (21) o aplicativo para rascunho da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2016. O dispositivo foi lançado em novembro do ano passado e utilizado por 69 mil contribuintes para as declarações de 2015.

O lançamento do aplicativo ocorre quase um ano antes da entrega do documento, que foi obrigatório para mais de 27,5 milhões de pessoas em 2015. O prazo para entrega, geralmente, vai de março a abril.

O subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, explicou que o aplicativo vai auxiliar os contribuintes na hora de preencher as declarações de pessoa física no ano-calendário de 2016.

— Trata-se de uma facilidade para o contribuinte preencher a sua declaração na época própria da apresentação do Imposto de Renda.

Com a ferramenta, o contribuinte poderá inserir os dados ao longo do ano e depois importar o arquivo automaticamente para a declaração.

O aplicativo está liberado no site da Receita Federal e, para a plataforma androide, e ficará disponível até o dia 28 de fevereiro de 2016. Os usuários de IOS devem ter acesso ao sistema nos próximos dias.

De acordo com Occaso, a Receita Federal não tem acesso às informações inseridas no rascunho.

— Esse rascunho é um arquivo que fica armazenado numa base de dados do contribuinte.

Entre as novidades deste ano estão a possibilidade de importação da declaração do ano anterior, a inclusão de função para alteração da palavra-chave, inclusão rendimentos isentos e de lucro na alienação.

O aplicativo ainda vai contar com a função de “Acompanhar Declaração”, na qual o contribuinte poderá optar em receber alertas por SMS com a situação da declaração como declaração recepcionada, declaração com pendência, declaração processada sem pendência, declaração em fila de restituição, restituição enviada para pagamento no banco e quota enviada ao banco para débito automático.

Ainda não há previsão de disponibilidade do aplicativo para empresas.