Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Economia

Sebrae e Sicredi fazem parceria para microcrédito cooperativo

Uma das propostas é ampliar em 15% os recursos destinados para micro e pequenas empresas e empreendedor individual.

SEBRAE

09 de Março de 2012 - 16:21

Técnicos do Sebrae se reúnem nesta sexta-feira, 09 de março com representantes do Sicredi para discutir projeto relacionado ao microcrédito cooperativo.

A reunião, que acontece das 14 ás 18 horas na sede do Sebrae, tem como um dos objetivos discutir a ampliação de 15% na oferta de recursos destinadas a micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. “A meta é atingir o patamar de cinco milhões de reais liberados para linhas de crédito. O benefício será ampliado para todo o Estado”, diz o gerente de comunicação do Sicredi, Thiago Pires.

Outra meta da parceria, segundo a analista da unidade de crédito do Sebrae/MS, Luciene Mattos, é auxiliar na ampliação dos Nec´s (Núcleo Empresarial Corporativo) em pelo menos sete unidades do Sicredi. “Com isso, os interessados em obter uma linha de crédito vão ter atendimento diferenciado. Haverá caixas exclusivos para este público” disse.

Para atender a esta nova demanda, funcionários da instituição serão capacitados. Ao todo, vão ser investidos mais de 500 mil reais em cursos de capacitação para atendimento deste público, com recursos conjuntos do Sebrae e Sicredi. “A intenção é que o empreendedor individual que for até a instituição tentar uma linha de crédito possa tirar todas as dúvidas pertinentes quanto ao processo e que os funcionários possam atendê-lo de forma eficiente” afirmou Thiago.

Segundo a analista de crédito do Sebrae/MS, há diferença entre a cooperativa de crédito e outras formas de empréstimos já existentes no mercado “Como é uma cooperativa, a relação entre o beneficiário e o banco é diferenciada. Havendo sobras, o empreendedor será beneficiado com redução de taxas”, adiantou Luciene. Estão previstas ainda para este ano a implantação de mais duas agências do Sicredi no Estado, sendo em Campo Grande e outra no interior.

As linhas de financiamento oferecidas são destinadas para capital de giro, abertura de empresa, capacitação e compra de maquinários. A abrangência do projeto é de dois anos.