Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Economia

Setor têxtil reforça pedido de incentivo em Mato Grosso do Sul

Correio do Estado

06 de Fevereiro de 2012 - 10:18

Com a concorrência chinesa atrapalhando os negócios, indústrias dos setores de confecções e vestimentas seguem tentado convencer o Governo estadual a retomar os incentivos para o segmento. Com preços menos competitivos que os asiáticos, as empresas regionais perderam estão perdendo o páreo, e fecharam o último trimestre de 2011 com resultados negativos.

Representantes do setor pleiteiam o retorno da alíquota zero para o Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) até 2015, em discussão se arrasta desde o ano passado. “Acredito que já nesta próxima semana vamos conseguir marcar uma reunião com o governador (André Puccinelli) para ver como anda a questão e apresentar nossa situação”, comentou José Francisco Veloso, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindvest/MS).

O retorno dos incentivos já aparenta ser essencial ao segmento estadual, que enfrenta a inundação de produtos provindo especialmente de China e Índia. Com preços mais em conta, os asiáticos “tomaram” o fornecimento para as grandes magazines, e a produção de MS chegou a cair até 25% em algumas indústrias. A empregabilidade do setor também foi abalada, e nos últimos três meses de 2011 foram demitidos 697 trabalhadores formais, segundo dados do Radar Indústrial da Federação das Indústrias (Fiems).