Gastronomia
19 comidas de Festa Junina tradicionais para fazer em casa; veja lista
Aprenda a fazer comidas de Festa Junina tradicionais que não podem faltar. Tem paçoca, cachorro-quente e mais!
Receitas-G1
13 de Junho de 2022 - 09:17
Festa Junina é sinônimo de mesa farta e cheia de comidas deliciosas da época. Receitas doces e salgadas fazem parte da comemoração festiva e tem prato que não pode faltar de jeito nenhum.
O Receitas tem uma lista repleta de comidas de Festa Junina tradicionais para fazer em casa. Confira abaixo!
Existem a paçoca rolha e a paçoca quadrada. Mas o que importa é que o doce é delicioso e é superfácil de fazer. Você vai precisar de amendoim torrado sem sal e sem pele, açúcar, farinha de milho amarela e um pouco de sal.
A paçoca é feita no processador, mas também pode ser preparada no liquidificador.
Pé de moleque é outra receita que leva poucos ingredientes: amendoim, açúcar, água, leite condensado e uma pitada de sal, que é opcional. Rende 15 unidades e fica pronta em 20 minutos.
Cachorro-quente é algo simples e você pode incrementar com um molho caseiro feito com tomate, pimentão e outros temperos.
A massa do cachorro-quente de forno é feita no liquidificador e o recheio leva salsicha cozida em um molho saboroso demais. É delicioso demais!
Rápida, econômica e fácil: assim é a pipoca sem óleo. Feita no micro-ondas, você pode fazer a receita na versão salgada e doce.
Com seis ingredientes, você vai preparar uma pamonha deliciosa e bem tradicional: enrolada na palha do milho. A receita combina muito bem com um café fresco.
Festa Junina que se preze tem que ter maçã do amor. E a receita é bem fácil de fazer em casa e tem um toque especial: do mel. Ele e o açúcar formam a calda que envolve a maçã. Fica muito bom!
Em apenas 15 minutos, o quentão de vinho. Ele fica bastante aromático por ter cravo, canela, anis-estrelado, casca de limão-siciliano e casca de laranja nos ingredientes. Essencial na Festa de São João.
Quentão de vinho: receita de vinho quente com especiarias
Se desejar outra opção de quentão, experimente esta versão, feita com cachaça, água e açúcar. Você pode usar paus de canela e gengibre para deixar o incrementar o sabor.
O bolo de milho cremoso é uma receita simples que fica bastante molhadinha e lembra uma pamonha. Vale a pena conferir!
A paçoca é destaque tanto na massa como na cobertura desta receita de bolo. Para completar, também tem paçoca na decoração.
O bolo de aipim cozido fica muito, mas muito cremoso. Um caramelo feito com açúcar deixa tudo mais saboroso.
Esta receita de curau fica pronta em 30 minutos. Também é muito fácil de fazer e não precisa de muitos ingredientes. São apenas quatro: espiga de milho, leite, açúcar e canela.
Nada como uma canjica com leite condensado para os dias típicos de junho. Também é outra opção com poucos ingredientes e tem segredo para a canjica ficar macia, que é deixar de molho.
Cuscuz de tapioca com coco é um doce com gostinho de sabor caseiro. Leva apenas 5 ingredientes e fica pronta em 30 minutos.
A sopa de ervilha é uma receita fácil, feita na panela de pressão, que leva linguiça calabresa, caldo de bacon e paio.
Arroz com feijão, combinados com carne-seca, queijo de coalho e bacon, não têm como dar errado. Assim é o baião de dois, um prato bem brasileiro, tradição da culinária nordestina.
O doce de abóbora é outro clássico do período junino e não tem mistério para ficar pronto. Pode ser conservado na geladeira por até 20 dias, num pote com fechamento hermético.
Milho cozido com maionese e páprica picante
O tradicional milho cozido ganha um sabor extra da maionese, queijo parmesão e páprica picante.