Geral
União formou maior empresa do setor agroindustrial da América Latina
Companhia arrecada R$ 30 bilhões anualmente e tem sede em Campo Mourão.
G1 MS
07 de Julho de 2024 - 17:36
Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina: a empresa Coamo Agroindustrial Cooperativa está hoje nos três estados e soma atualmente 4 milhões de hectares cultivados. Ao todo, 31 mil produtores têm apostado na força do cooperativismo e hoje fazem parte na maior cooperativa da América Latina.
A empresa fatura R$ 30 bilhões anualmente, sendo a maior exportador do Paraná, com 5 milhões de toneladas de grãos, farelos, óleo que saíram do estado em 2023. A sede da cooperativa fica em Campo Mourão, no norte do estado. Segundo o presidente executivo da empresa, Airton Galinari, 70% dos cooperados têm menos de 50 hectares.
O complexo industrial conta com doze fábricas, que produz óleos, margarinas, gorduras, fios, farinhas e ração. Aroldo Galassini, um dos fundadores, explica que no começo a cooperativa não tinha sede própria. “Tínhamos um pequeno escritório alugado. O pessoal me convenceu a ser gerente da cooperativa, sem salário, porque não tinha renda”, relembra.
O agricultor Daniel Paschoal, cooperado de Borrazópolis, no norte do Paraná, comenta que seria mais difícil crescer se estivesse sozinho. “Na época, quando a gente começou, a gente não tinha assistência”, afirma.