Mato Grosso do Sul
Duas cidades de Mato Grosso do Sul estão entre 15 as mais secas do País
Correio do Estado
28 de Maio de 2022 - 10:10
Sonora (23%) e Costa Rica (27%) registraram os menores índices de umidade relativa do ar do Brasil nesta sexta-feira (27), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sonora ocupou o 5º lugar no ranking e Costa Rica 15º. Confira a lista completa de cidades brasileiras aqui.
Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa no ar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade indicada é de no mínimo 60%.
A baixa umidade do ar cria alerta para surgimento de doenças respiratórias. O tempo seco favorece o surgimento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta, de acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos.
"Em dias mais frios, pessoas permanecem em ambientes fechados para evitar exposição e tendem a não higienizar as mãos para evitar contato com água gelada. Isso potencializa a circulação de vírus e bactérias. A melhor forma de distinguir doenças respiratórias do vírus da Covid-19 é fazendo a testagem".
Quando a umidade do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros. O instrumento usado para medir a umidade é o higrômetro. O tempo seco é típico da estação de outono, que iniciou em 20 de março e vai até 21 de junho de 2022.
Mato Grosso do Sul registrará umidades baixíssimas na estação de inverno, época em que a estiagem é mais crítica.
O inverno começará em 21 de junho, terminará em 22 de setembro deste ano e promete ser seco, com baixos índices pluviométricos e queda acentuada da umidade relativa do ar.
Orientações
Segundo orientações do Ministério da Saúde, em caso de tempo seco e baixa umidade relativa do ar, o cidadão deve:
- Beber dois litros de água por dia
- Evitar atividades físicas das 9h às 17h
- Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
- Evitar exposição solar
- Hidratar a pele
- Evitar ambientes fechados
- Evitar uso de fogo