Policial
Mulher é presa por vender carimbos falsos para entrada de estrangeiros
Com ela, também foram encontrados 20 documentos de identidade de outras pessoas, bolivianos e peruanos, e 16 passagens de ônibus.
Campo Grande News
28 de Março de 2011 - 17:09
Uma boliviana foi flagrada ontem em Corumbá com cartões de entrada e saída de imigrantes do País, com carimbos falsos.
Com ela, também foram encontrados 20 documentos de identidade de outras pessoas, bolivianos e peruanos, e 16 passagens de ônibus.
O documento é usado pela Polícia Federal no controle de imigração e serve como autorização para ingresso no Brasil, com período de permanência concedido ao estrangeiro.
Segundo a PF, a mulher se apresentava com nome falso de Marco e estava com 2.445 reais, 1.500 dólares, 3.000 bolivianos.
A falsificação do carimbo é uma tentativa de burlar a fiscalização da polícia. É usada tanto por aliciadores de mão de obra estrangeira irregular como por traficantes, para evitar que mulas tenham que passar pelo serviço de imigração ao entrar no País, esclarece a Polícia.
O procedimento de entrada de estrangeiros é coordenado pelo Núcleo de Imigração da PF. Em Corumbá, a responsável pelo setor, delegada Márcia Paulino, explica que é um procedimento que tem que ser feito pessoalmente. Não pode ser feito por outra pessoa. Se alguém entregar, ou oferecer, o cartão de entrada e saída já carimbado é possível que se trate de uma fraude, que o documento seja falsificado.
O crime de uso de documento falso pode ter pena de até 5 anos de prisão.