Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 27 de Novembro de 2024

Policial

Por telefone, bombeiro salva bebê que engasgou

manobra de primeiros socorros consiste em desobstruir as vias respiratórias durante um engasgo com um alimento ou objeto.

G1 MS

12 de Setembro de 2024 - 07:00

Por telefone, bombeiro salva bebê que engasgou
O soldado Daniel Teixeira Alexandre, ensinou passo a passo do procedimento para a família do bebê. Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

A vida de um bebê, de 1 ano, foi salva pela família após um bombeiro ensinar a manobra de Heimlich por telefone, na tarde desta quarta-feira (11), em Bataguassu, região sudeste de Mato Grosso do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o soldado Daniel Teixeira Alexandre, ensinou passo a passo do procedimento. A manobra de primeiros socorros consiste em desobstruir as vias respiratórias durante um engasgo com um alimento ou objeto.

Conforme o Corpo de Bombeiros, um dos familiares do bebê ligou para socorrer a vítima, que engasgava e, não conseguia respirar. Uma viatura foi enviada para o local e Teixeira iniciou o procedimento por telefone.

“Iniciei o procedimento mesmo por telefone, para mostrar para eles como devia ser feito para desengasgar o bebê. Ensinei uma vez e eu ouvi um familiar afirmando que não estava dando certo, ensinei pela segunda vez e repeti pela terceira vez, para que eles continuassem fazendo o passo a passo, até que ouvi no fundo o bebê chorando”, relata o soldado do Corpo de Bombeiros.

Em seguida, o bebê voltou a respirar e foi levado para o pronto-socorro através da viatura dos bombeiros.

“Essa ação mostra que é muito importante que as pessoas saibam como executar as manobras de desengasgo, seja para criança, seja para bebê, seja para adulto. Porque isso pode e realmente salva uma vida.”, finaliza o soldado Teixeira.

Ao g1, a família, que não quis se identificar, relatou que o bebê passa bem.

Manobra de Heimlich

Manobra de Heimlich — Foto: Reprodução
Manobra de Heimlich. Foto: Reprodução

A manobra de Heimlich consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada a fim de provocar a tosse forçada, o que fará com que o objeto que esteja provocando o engasgo seja expelido.

Veja abaixo as orientações do Ministério da Saúde:

  • Em adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
  • Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica.
  • A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
  • O ministério orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
  • Se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto-socorro ou hospital).
  • Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Engasgo em bebês

Em caso dos bebês, o procedimento deve ser realizado de forma diferente, confira abaixo.

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo

Por quanto tempo fazer a manobra?

Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.

O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.