Política
Antônio Russo toma posse na vaga de Marisa Serrano
Antonio Russo era o 1º suplente de Marisa Serrano, que renunciou ao mandato na segunda-feira (27) para assumir o cargo de conselheira do Tribunal de Contas de MS
Agência Senado
29 de Junho de 2011 - 08:00
O empresário e pecuarista Antônio Russo Netto (PR-MS), de 69 anos, tomou posse ontem na vaga da ex-senadora Marisa Serrano. Magno Malta (PR-ES) e João Alberto Souza (PMDB-MA) foram designados pelo presidente José Sarney a conduzir o novo senador à Mesa para fazer o juramento.
Antônio Russo era o 1º suplente de Marisa Serrano, que renunciou ao mandato na segunda-feira (27) para assumir o cargo de conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.
Assumo o mandato com o compromisso de dignificar a cadeira da senadora Marisa Serrano. Sei que é uma grande responsabilidade substituir uma mulher que construiu sua vida pública sob os preceitos da ética, da moral, e os princípios da democracia e da justiça social, lembrada pela liderança política, no âmbito estadual, e respeitabilidade, no âmbito federal, elogiou o novo parlamentar.
O senador recordou sua experiência como empresário do setor pecuarista no município de Nova Andradina (MS) e prometeu defender os interesses do povo do seu Estado. Ele anunciou como bandeiras de seu mandato o apoio ao desenvolvimento do agronegócio, da indústria e do comércio, com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da economia local e nacional.
Magno Malta saudou o novo colega de Senado por sua contribuição para a geração de emprego e renda e convidou Russo a integrar a Frente Parlamentar Mista Permanente em Defesa da Família.
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), por sua vez, destacou que Antônio Russo assumirá uma grande responsabilidade ao substituir Marisa Serrano e disse acreditar que ele honrará o Estado.
Trajetória
A atuação de Antônio Russo como pecuarista começou em São Paulo como distribuidor de carne, em 1954, e se ampliou até o interior do Estado e do Mato Grosso do Sul. Atuando no ramo de carnes e frigorífico, tornou-se conhecido como "Barão da Carne", expressão usada em reportagem publicada pelo jornal americano The Wall Street Journal em 2003, quando sua empresa aparecia como a quarta maior do Brasil no setor.
Antônio Russo dirigiu diversas instituições ligadas à pecuária. Foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne Bovina por 7 anos e o Sindicato da Indústria do Frio do Estado de São Paulo por 6 anos. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato do Grosso do Sul (Fiems). Na área social, atuou por 26 anos à frente da Associação Cristã de Amparo a Criança.