Política
Brasil é país com 190 milhões de desafios, diz Dilma em entrevista exclusiva
Presidente afirmou que país está protegido da crise e que representou mulheres na ONU
MS Record
29 de Setembro de 2011 - 15:52
A presidente Dilma Rousseff disse, nesta quinta-feira (29), em entrevista exclusiva ao programa Hoje em Dia, da Rede Record, e transmitida ao vivo pelo R7, que o Brasil é um país de 190 milhões de pequenos desafios e que faz sempre todo o possível para estar à altura do cargo. Para Dilma, estamos em outro patamar, somos reconhecidos internacionalmente e temos hoje melhores condições de enfrentar a crise econômica do que em 2008.
- O Brasil é um país reconhecido internacionalmente, está crescendo, gerando empregos, tem enormes responsabilidades à sua frente. É hoje um país que cresce, que distribui renda. É um desafio e a gente tem de sempre fazer todo o possível para estar à altura. O desafio são 190 milhões de pequenos desafios formando uma grande nação.
Dilma afirmou, aos apresentadores Celso Zucatelli e Chris Flores, que o Brasil está distante e protegido da crise devido à força de seu mercado interno.
- A força do consumo dessas pessoas que vocês passaram hoje [em referência às imagens do programa com exemplos de mulheres empreendedoras]. Hoje elas têm renda melhor, podem comprar alimentos de melhor qualidade, têm acesso à compra por parcelamento de produtos como geladeira, fogão. O fato de o brasileiro consumir e comprar protege o Brasil.
A presidente também falou sobre sua participação histórica na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), quando se tornou a primeira mulher a abrir o evento.
- Me senti na ONU representando as mulheres. Claro que me senti representando o Brasil. É o Brasil numa fase de extrema valorização internacional. [...] Ao abrir a Assembleia, eu falava e representava aquelas mulheres anônimas. Eu estava representando uma mulher brasileira e mulheres que lutaram e conquistaram destaque em sua vida profissional.