Política
Com aval de Reinaldo, Portela se lança candidato e oferece vice a Maurílio
Ele descarta a possibilidade de uma eventual composição com o PMDB do ex-prefeito Maurílio Azambuja que também manifestou intenção de disputar a sucessão
Marcos Tomé/Flávio Paes
26 de Janeiro de 2012 - 10:24
O vereador Valdenir Portela faz hoje à noite na sede da Maçonaria em Maracaju, o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito, num ato que deve contar com a presença do deputado federal Reinaldo Azambuja, principal liderança do PSDB na cidade. ´É uma questão de honra para o Reinaldo lançar candidato próprio e vencer a eleição, assegura o vereador.
Ele descarta a possibilidade de uma eventual composição com o PMDB do ex-prefeito Maurílio Azambuja que também manifestou intenção de disputar a sucessão do prefeito Celso Vargas. Vamos conversar com todos os partidos e negociar aliança, desde que eu seja o cabeça da chapa, assegura Portela que até admite a possibilidade de oferecer aos pemedebistas a chance de indicar o candidato o vice da chapa.
O ato público da noite desta quinta-feira (26), mais do que oficializar a pré-candidatura de Portela, torna público o rompimento político do deputado federal Reinaldo Azambuja com seu sucessor na prefeitura, Maurílio Azambuja que teve o parlamentar tucano em 2004 (quando venceu as eleições) e em 2008 (quando foi derrotado pelo atual prefeito), seu maior cabo eleitoral.
Se de fato Reinaldo comparecer ao e der seu aval as pretensões de Portela, fica evidente que o deputado federal reviu sua posição inicial de não se envolver com a disputa em Maracaju, focando sua atuação apenas em Campo Grande, para onde transferiu seu domicilio eleitoral na tentativa de viabilizar sua candidatura a prefeito da Capital.
O desafio do vereador até a convenção que homologará as candidaturas é mostrar-se um nome viável capaz de formar um palanque forte. O produtor Eduardo Ridel, presidente da Federação da Agricultura e liderança do PSDB de Maracaju, mantém uma posição cautelosa e até admite a possibilidade de composição com o ex-prefeito Maurílio Azambuja, caso as pesquisas mostrem ser o nome mais competitiva da oposição.