Política
Daltro deve trazer de volta Eliane Salvati para o secretariado
A nomeação de Eliane, caso ocorra, sacramenta a volta do presidente da Câmara à base de apoio ao prefeito
Marcos Tomé/Flávio Paes
16 de Novembro de 2011 - 09:31
A professora Eliane Savalti deverá estar de volta ao primeiro escalão da prefeitura, quase um ano depois de ser demitida da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Segundo informações extraoficiais, ela deve ser convidada ainda este mês pelo prefeito Daltro Fiúza para assumir a Secretaria Municipal de Infraestrutura.
A Secretaria está sem titular desde o início do ano quando o coronel César foi exonerado do cargo como consequência do resultado da eleição na mesa diretora em dezembro de 2010, quando o seu partido na ocasião, o PDT, se aliou ao PSDB para eleger o petista Jean Nazareth, presidente da Câmara.
A nomeação de Eliane, caso ocorra, sacramenta a volta do presidente da Câmara à base de apoio ao prefeito, concluindo um processo de reaproximação que vinha sendo articulado praticamente desde março quando o professor Márcio Marquetti, por solicitação do senador Delcidio do Amaral, voltou ao comando da Secretaria Municipal de Assistência Social, três meses depois de ser demitido.
Em dezembro, logo após a eleição da Mesa Diretora, Daltro demitiu os secretários do PT, incluindo os dois indicados pelo grupo de Jean Nazareth, a professora Salvati e o pecuarista Paulo Atílio, secretário de Administração. Segundo informações, ele recusou o convite para voltar ao primeiro escalão da prefeitura e teria justificado falta de tempo para exercer tais funções.
Com a nomeação da professora Eliane Salvati o prefeito formaliza a volta da ala Jean e Vander Loubeth ao primeiro escalão da administração municipal. Daltro deve reservar ao PDT a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Para o cargo o nome especulado é do vereador Antônio Galdino, abrindo espaço, pelo menos até março, para o suplente Nelson Feitosa assumir sua vaga na Câmara.