Política
Deputado faz alerta sobre risco de "tarifaço" na energia elétrica em MS
Segundo Marquinhos, somente a paraense Celpa, que também faz parte do Grupo Rede, acumula déficit de quase R$ 120 milhões
Correio do Estado
01 de Março de 2012 - 15:02
Com o novo valor da energia elétrica que será fixado até o dia 8 de abril, o deputado Marquinhos Trad (PMDB), que foi relator da CPI da Enersul (Empresa Energética de Masto Grosso do Sul) fez alerta na sessão de hoje da Assembleia Legislativa sobre a possibilidade de um ''tarifaço'' na energia elétrica.
O parlamentar afirmou que sua preocupação é motivada pelo fato de que o Grupo Rede, conglomerado do qual faz parte a concessionária Enersul, onere a tarifa no Estado para poder pagar dívidas.
Segundo Marquinhos, somente a paraense Celpa, que também faz parte do Grupo Rede, acumula déficit de quase R$ 120 milhões. A Celpa entrou com pedido de recuperação judicial. A cautela que estamos tendo é para que essa dívida não seja jogada nas nossas costas, acrescentou.
Além disso, de acordo com a agência de notícias Reuters Brasil, 54% de todo o Grupo Rede Energia está à venda pelo acionista majoritário Jorge Queiroz Jr, mas o Grupo AES e a chinesa State Grid já desistiram do ativo.
As informações que chegam à Aneel são sempre unilaterais, sempre entre a agência nacional e a Enersul, afirmou.
Para ele, a Assembleia Legislativa precisa se antecipar ao anúncio do reajuste, antes que seja tarde demais. Ele pediu a união dos deputados e lembrou da atuação da Casa por meio da CPI da Enersul, que conseguiu corrigir um erro no cálculo da tarifa cobrada aos consumidores.