Política
Ministério da Saúde apóia álcool zero para motoristas
16 de Novembro de 2011 - 16:33
Qualquer medida que torne mais rígida a lei referente ao uso do álcool por motoristas conta com total apoio do Ministério da Saúde.
A declaração foi feita pelo ministro Alexandre Padilha, após a Comissão de Constituição e Justiça do Senado ter aprovado que, agora, dirigir sob efeito de qualquer nível de álcool pode ser crime.
A CCJ aprovou também que a comprovação do estado de embriaguez não vai ser feita apenas pelo bafômetro.
De acordo com a proposta, testes, exames e vídeos também vão poder comprovar a infração. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a defender que o Brasil precisa deixar mais rígida a Lei Seca para evitar a epidemia de acidentes de trânsito.
"Tudo o que nós podermos fazer para apertar a fiscalização e aumentar a punição da Lei Seca será positivo para salvar vidas e reduzir o risco das pessoas terem lesões e mortes no trânsito do nosso País.
E os dados do Ministério da Saúde mostram que os estados que apertaram a fiscalização da Lei Seca tiveram redução no número de casos de óbitos e de internações por acidentes de carros e de motos."
Se nenhum senador apresentar recurso contra a proposta, o texto segue para analise da Câmara dos Deputados. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 40 mil pessoas morrem por conta de acidentes de trânsito no País.
Para reduzir esses números os Ministérios da Saúde e das Cidades assinaram o Pacto pela Vida. A meta é diminuir as mortes e lesões nos acidentes nos próximos dez anos.