Política
No Dia da Árvore, vereador defende projeto fruta no quintal em Sidrolândia
O projeto foi encaminhado ao Prefeito Municipal de Sidrolândia com cópia ao Sr. Marcelo Rossato, Gerência de Política Ambiental.
Franciane Trindade/Região News
21 de Setembro de 2011 - 15:40
Na manhã de segunda-feira (19), foi indicado ao plenário das Sessões, o projeto Fruta no Quintal, que já vem sendo realizado em Campo Grande em comemoração ao dia da Arvore que comemoramos hoje dia 21 de setembro. Este projeto tem como meta distribuir mudas de árvores de espécie frutífera para toda população sidrolandense, assim como na Capital.
O projeto de lei é de autoria do vereador Waldemar Acosta (PDT), a justificativa apresentada pelo parlamentar foi que além do valor nutricional, as arvores melhorarão na arborização da cidade; já que a mesma é de vital importância, pois com uma maior área verde na cidade, melhora a qualidade do ar, reduz a propaganda do som e diminui em cerca de 10% o nível de material particulado.
A distribuição destas arvores frutíferas pelo poder público e o plantio por parte da população fará com que a sociedade esteja mais consciente com a preservação do meio ambiente relata o Vereador.
O projeto foi encaminhado ao Prefeito Municipal de Sidrolândia com cópia ao Sr. Marcelo Rossato, Gerência de Política Ambiental.
Capital
Para comemorar a Semana da Árvore, a prefeitura de Campo Grande distribuiu para a população campo-grandense mudas de árvores frutíferas na manhã desta quarta-feira (21). A entrega começou no Central de Atendimento ao Cidadão e se estendeu ao Centro de Educação Ambiental Polonês, na Avenida Via Parque.
A distribuição de mudas faz parte do projeto Fruta no quintal, e, segundo a prefeitura, o objetivo é incentivar a população a plantar mudas frutíferas nos quintais, possibilitando a permeabilidade do solo e, desta forma, contribuindo para a contenção de águas que avançam para o passeio público e os quintais.
Dia da Arvore
No hemisfério sul, o dia 23 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.
Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Arvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.