Política
Nova eleição: Petistas sinalizam unidade do partido em composição com o PMDB
Zeca disse que o momento é único. O PT tem que se posicionar e discutir a política num todo, inclusive a presidência da Câmara.
Marcos Tomé/Região News
21 de Dezembro de 2012 - 13:43
Nova eleição municipal pode unificar o PT numa composição com o PMDB. O vereador eleito Edivaldo dos Santos Vadinho, deixou claro a reportagem do Região News por telefone que vai acatar a decisão do partido e não vê dificuldades de aliança com os peemedebistas.
As declarações de Vadinho dão de conta de que o PT pode reavaliar a conjuntura política. Ele chegou a afirmar em junho do ano passado, período de articulações e convenções partidárias que se caso o PT apoiasse a candidatura do PMDB, não disputaria vaga na Câmara. Quando questionado sobre o assunto, foi enfático ao afirmar que na política se vive o hoje, o amanhã, será uma nova história.
Não somos donos da verdade. Tudo pode acontecer. Quando afirmei na época que não seria candidato não estava blefando, mas agora, o momento é outro. Cumprimos nossa missão, infelizmente a justiça entendeu que o ex-prefeito, até onde eu sei pela imprensa, não pode assumir o cargo. Caso haja nova eleição, as conversações obviamente serão mantidas e vou acompanhar como sempre fiz, o que a maioria do partido decidir, argumenta.
Caso o PT resolva de fato compor com o candidato do PMDB, o empresário Acelino Cristaldo, pode haver uma reviravolta em se tratando da presidência da Câmara. Para o ex-governador e vereador eleito de Campo Grande, Zeca do PT, o partido vai manter-se alinhado na base do governo, pode indicar o vice e ocupar espaços importantes no governo do PMDB a partir de abril, caso Acelino seja eleito.
É o melhor caminho para o PT. O PSDB é o adversário do Delcídio em 2014. É o adversário da Dilma na recondução da Presidência da República. Não podemos dar asas à imaginação. É momento de unificar o partido e construirmos uma base forte, solida, para que o nosso candidato a governo possa sair vitorioso das urnas em outubro de 2014, afirma.
Zeca afirmou com todas as letras que o senador Delcidio será seu candidato na disputa pelo governo do Estado. A CNB entende que é o melhor nome para disputar e ganhar as eleições enfatiza. As declarações de Zeca podem por fim a rivalidade existente entre os dois grupos políticos que controlam o partido em Sidrolândia.
Num projeto de unificação para 2014, seria tolice dos vereadores do PT de Sidrolândia ajudar a eleger um tucano para presidir a Câmara de vereadores, fato que dificultaria a vitória de Acelino Cristaldo e consequentemente, enfraqueceria o partido, pois não teria governabilidade para implantar no município as políticas públicas essências do PT, alerta.
Zeca disse que o momento é único. O PT tem que se posicionar e discutir a política num todo. Não somos partidos de cargos, queremos ajudar a governar a cidade. Defendo inclusive a permanência do PT na presidência da Câmara, um órgão importante que é o elo entre a população e o poder executivo, finaliza.
Nossa reportagem procurou o presidente do partido Gilmar Antunes, que não foi localizado. Tentamos entrar em contato com o mesmo através de ligações telefônicas que não foram atendidas.