Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Política

Partidos formam Comissão para discutirem aumento no número de vereadores

O objetivo da Comissão é discutir as vantagens e desvantagens de se aumentar o número de cadeiras no Legislativo Municipal

Dá Redação

01 de Dezembro de 2010 - 15:20

Os partidos políticos de Campo Grande estarão reunidos no próximo dia 11 para formalizarem a Comissão Supra Partidária que irá discutir o número mínimo e máximo de cadeiras no legislativo municipal a partir da eleição de 2012. Até o momento, quinze partidos já confirmaram a participação e encabeçam a formação da Comissão Supra Partidária, entre eles estão: PSDB, PV, PT do B, PMN, PC do B, PSB, PT, PPS, PRP, PMDB e outros.

O objetivo da Comissão é discutir as vantagens e desvantagens de se aumentar o número de cadeiras no Legislativo Municipal. De acordo com várias lideranças políticas, que apóiam a idéia do aumento das vagas, Campo Grande necessita de maior representatividade popular no poder público, para aumentar também a participação popular nas decisões sobre assuntos que estão diretamente ligados a comunidade, outra alegação favorável é o fato de quanto mais vereadores mais independente será a Câmara Municipal, por fim, o aumento no número de vereadores não onera os cofres públicos porque não aumenta o repasse do duodécimo.

Hoje, Campo Grande conta com 21 vereadores e de acordo com a Lei aprovada na esfera federal, o município poderá contar com até 29 cadeiras já na próxima eleição, porém para que isso ocorra os atuais vereadores deverão alterar a Lei Orgânica do Município até outubro do ano de 2011, um ano antes das próximas eleições municipais.

Um dos primeiros passos da Comissão Supra Partidário, após sua formação oficial, será solicitar a realização de uma audiência pública para discutir o assunto abertamente com a sociedade em geral.